Início » Fora do Brasil » Como trabalhar na Austrália

Como trabalhar na Austrália

Trabalhando fora

Você já possui uma profissão e tem o desejo de trabalhar em outro país? Sua oportunidade profissional pode estar na Austrália. O país passou por uma grave crise financeira e conseguiu dar a volta por cima, sendo hoje um dos países que mais oferecem oportunidades de trabalho para todas as áreas.

 

Como trabalhar na Austrália?

Brasileiros podem trabalhar na Austrália obtendo o visto de trabalho 457. Caso contrário será considerado um trabalho ilegal, como ocorre em diversos países, podendo ser deportado ou preso.

O visto de trabalho será concedido caso você seja contratado por uma empresa Australiana, onde a empresa que cuidará de toda a burocracia com o Departamento de Imigração do país, que constará o motivo relatando a necessidade da contratação de um imigrante, salário, que comprove que o como trabalhar na Austráliaimigrante terá condições de se sustentar no país e o tempo de permanência que o empregador pretende mantê-lo como empregado. Recebendo um visto de trabalho ele terá um prazo de expiração, assim como vistos de estudantes com prazo de estágios temporários, sendo necessário à volta ao país de origem, após a expiração do mesmo.

 

Planejamento

Querer trabalhar em outro país requer cuidados, afinal você irá viver em uma cultura completamente diferente, ficando longe de familiares e amigos, por isso também é necessário uma adaptação, você deve ter um foco para poder trabalhar no país.

Caso você não tenha qualificação profissional em nenhuma área, existem diversos cursos de capacitação profissional online com pouca duração, para que você aprenda um pouco sobre a cultura do país e esteja apto para exercer atividades que não precisam de graduação.  Um exemplo é o curso RSA (Responsible Service of Alcohol) feito por brasileiros em que você pode obter um diploma para trabalhar em cafeterias, restaurantes, bares, casas noturnas ou qualquer outro ponto comercial do mesmo segmento.

 

O Mercado de Trabalho

Recém-chegados ao país devem procurar sempre se especializarem, pois o mercado de trabalho é competitivo em qualquer lugar do mundo, então o nível de escolaridade vai contar muito para uma melhor colocação profissional.

Na Austrália, todas as oportunidades de emprego são oferecidas para todos os sexos, com leis que atuam contra qualquer tipo de descriminação para imigrantes, sexo, religião, raça ou opção sexual.

Com uma das menores taxas de desemprego do mundo, e com a economia crescente desde 2012, muitas pessoas deslumbram um patrocínio de uma empresa Australiana pensando também em sua qualidade de vida, pois a carga horária semanal é de 20 horas de trabalho, onde as pessoas podem ter mais tempo para estudar e descansar, assim como curtir o turismo do país.

 

Preparação do currículo

  • O currículo deve seguir o seu objetivo de vaga, não adianta você ter uma qualificação de liderança no Brasil e se candidatar para uma vaga de atendente em uma das redes de supermercados do país. O recrutador irá te selecionar para cargos em que você tenha habilidades ou vontade de se especializar.
  • O processo de contratação é rigoroso, as empresas costumam fazer até 08 entrevistas com o mesmo candidato para uma determinada vaga, isso porque é feito uma avaliação de risco e aposta ao profissional, até porque as chances de você ser demitido após ser contratado são as mínimas possíveis.
  • Trabalho é o que não vai faltar para quem deseja realmente investir no seu futuro profissional, você pode trabalhar em diversas áreas conciliando com os estudos para adquirir experiência e se manter no país. As profissões sem especializações que mais empregam são: Atendentes de diversos pontos comerciais, barman, babás, vendedores, serviços úteis residenciais, recepcionistas e garçons.
  • A língua oficial da Austrália é o inglês, então para obter uma oportunidade no país você deve ter um inglês fluente. Caso o seu inglês não se adapte o país também possui um programa de inglês para imigrantes gratuitamente.

2 comentários em “Como trabalhar na Austrália”

  1. Eu gostaria de saber como conseguir uma oportunidade de trabalho, Eu sou Técnico em Segurança do Trabalho e já trabalhei como Armador da contribuição Civil, fiz o curso de Técnico em admnistração nível médio e de Primeiro Socorro da Cruz vermelha em Brasília. Atualmente sou Bacharel em Direito.

    Responder

Deixe um comentário