Início » Centro de Empregos » Jovem Aprendiz MG

Jovem Aprendiz MG

Vagas para Jovem aprendiz em Minas Gerais

Em 19 de dezembro do ano 2000, o presidente do Brasil sancionou a lei 10.097/2000, a qual regulamentou os serviços prestados por jovens aprendizes no país. De acordo com a Constituição Federal, jovens menores de dezesseis anos não podem exercer qualquer tipo de atividade labora, salvo se, a partir dos quatorze anos, atuarem como aprendizes. A lei regulamentou o contrato de aprendizagem, o qual difere dos contratos de trabalho normalmente firmados por diferentes motivos. O mais importante é o de que o contratante precisa comprometer-se a fornecer formação técnico-profissional ao jovem contratado.  Além disso, é de se ressaltar que os trabalhos realizados pelos aprendizes não podem ultrapassar uma carga horária diária de 06 horas.

A função da legislação é a de permitir que os jovens venham a se capacitar por meio dos programas de aprendizagem fornecidos pelas empresas ou órgãos públicos, de modo que possam desenvolver-se pessoal e profissionalmente, sempre tendo respeitada a sua condição de estudante. Para cumprir esta missão, os legisladores incluíram na lei um requisito básico que cabe a todos os proprietários de estabelecimentos. Dentre todos os contratados das empresas, entre 5% e 15% dos profissionais precisam ser contratados como jovens aprendizes.

 

Das vagas e oportunidades de emprego para aprendiz em Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, assim como em todo o Brasil, é grande o número de oportunidades para os jovens que desejam vagas jovem aprendiz MGingressar no mercado atuando como jovens aprendizes. Empresas grandes e pequenas, órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, todos têm programas próprios voltados para a contratação de aprendizes, buscando auxiliar no desenvolvimento de jovens profissionais.

Dentre as diversas áreas de atuação existentes para aprendizes em Minas Gerais é possível destacar as oportunidades para aprendiz nas áreas de administração, recursos humanos, industrial, comercial, educação social, mecânica e várias outras. Em todos os casos há programas específicos voltados para o desenvolvimento profissional dos jovens que estão pela primeira vez tento acesso ao mercado de trabalho.

 

Como se inscrever para as vagas de jovem aprendiz em Minas Gerais

Os interessados em ocupar uma das vagas de jovem aprendiz existentes no Estado devem ficar atentos aos sites especializados em vagas de emprego. Um dos que contam com várias oportunidades é o http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-belo-horizonte-mg/aprendiz, no qual o candidato pode pesquisar pelas vagas existentes em cada região da que lhe agradem. Outra opção é o http://www.indeed.com.br/empregos?q=aprendiz&l=minas+gerais, o qual conta também com um grande número de oportunidades.

 

Centro de Integração Empresa Escola

Uma ótima opção para quem deseja atuar como aprendiz é fazer sua inscrição no CIEE. A entidade, que não tem fins lucrativos, tem como única função intermediar o contato entre estudantes e empresas que precisam de jovens aprendizes. A instituição oferece ainda palestras de cunho profissional e cursos de aperfeiçoamento, todos de forma gratuita. Os interessados em acessar as vagas disponíveis no CIEE e participar dos diversos processos seletivos existentes podem acessar o site www.cieemg.org.br/. A instituição faz o possível para que todos os cadastrados tenham oportunidade no mercado profissional.

Deixe um comentário