Início » Centro de Empregos » Jovem Aprendiz PR

Jovem Aprendiz PR

Vagas para jovem aprendiz no Estado do Paraná

A legislação brasileira tem grande preocupação com a vida dos jovens. Por isso mesmo, a Constituição Federal prevê a proibição de trabalho para os menores de 16 anos, permitindo apenas que os jovens atuem como aprendizes, a partir dos 14 anos. Esta previsão constitucional veio a ser regulamentada no ano 2000, quando foi publicada a lei 10.097. Com a aprovação da lei surgiu na legislação a figura do contrato de aprendizagem pelo qual as empresas contratantes se comprometem a fornecer cursos de formação técnica profissional aos jovens contratados.

O programa jovem aprendiz busca capacitar os jovens e proporcionar-lhes a oportunidade de integrarem o conhecimento adquirido nos bancos escolares com a prática do trabalho. Nesse processo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades profissionais do jovem devem ser o foco principal, respeitando-se sempre suas individualidades psicológicas, sociais e morais. Para garantir o cumprimento da lei, o governo exige que entre 5% e 15% dos trabalhadores de qualquer empresa sejam contratados por meio de contratos de aprendizagem.

 

Das vagas e oportunidades para jovens aprendizes no Paraná

No estado do Paraná há uma grande quantidade de vagas e oportunidades para os jovens que desejam ingressar no mercado deVagas aprendiz Paraná trabalho por meio do programa jovem aprendiz. Além das empresas, de pequeno e grande porte, os órgãos públicos das três esferas de governo também contam com jovens aprendizes em seus quadros. Tudo isso faz com que o cenário para jovens seja muito propicio no mercado de trabalho.

Dentre as diversas vagas existentes para jovens aprendizes em todo o estado do Paraná é possível destacar as vagas para aprendiz nas áreas administrativa, de contabilidade, recursos humanos, tecnologia da informação, mecânica e industrial. Em todas elas há programas específicos destinados a receber os jovens e inclui-los no dia-a-dia das empresas.

 

Como concorrer a uma das vagas de jovem aprendiz

As oportunidades existentes são variadas e podem ser encontradas em diversos sites da internet que possuem como função dar publicidade às vagas de emprego existentes. Um dos sites mais conhecidos é o https://www.vagas.com.br/vagas-de-aprendiz-paran%C3%A1?. Outro que contém diversas oportunidades são o http://www.indeed.com.br/empregos?q=aprendiz&l=paran%C3%A1 e também o http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-curitiba-pr/aprendiz.

Em todos eles é preciso que se faça uma pesquisa inicial buscando conhecer as vagas disponíveis. Depois disso, para efetivar a candidatura aos cargos e enviar um currículo é preciso fazer um cadastro básico nos sites.

 

CIEE – Centro de Integração Empresa Escola

Para quem tem interesse em atuar como aprendiz, uma excelente oportunidade surge com o cadastro no CIEE. A instituição foi fundada há vários anos com o fim específico de promover a integração entre jovens estudantes e o mercado de trabalho. Assim, mediante parceria com órgãos públicos e diversas empresas, o CIEE oferece muitas oportunidades para jovens aprendizes. Os interessados em conhecer as oportunidades existentes no CIEE devem acessar o site http://www.cieepr.org.br/. Para ter acesso as vagas e poder se cadastrar para concorrer a elas é necessário que o interessado faça um cadastro digital, só assim poderá usufruir de todos os benefícios existentes.

Deixe um comentário