Início » Centro de Empregos » Jovem Aprendiz SP

Jovem Aprendiz SP

Oportunidades para jovens aprendizes no Estado de São Paulo

A Constituição Federal prevê que nenhum jovem que possua idade inferior a 16 anos pode trabalhar, com exceção daqueles que atuem como aprendizes, a partir dos 14 anos. A regra ficou sem regulamentação até o ano 2000, quando em 19 de dezembro foi publicada a lei 10.097, que regulamentou o tema. A partir daí os jovens passaram a ter direito ao chamado contrato de aprendizagem, no qual os contratantes se comprometem a fornecer aos jovens trabalhadores uma formação técnico-profissional.

A legislação prevê ainda que os jovens devem ter respeitados os seus momentos e desenvolvimento moral, físico e psicológico. Como a ideia do programa jovem aprendiz vem do governo, visando possibilitar que os jovens possam desenvolver suas capacidades individuais e profissionais em um ambiente de trabalho, há diversos dispositivos na legislação que tornam a contratação por meio do programa atrativa. As empresas são obrigadas a manter entre 5% e 15% de seus quadros profissionais preenchidos por aprendizes. Entretanto esta obrigação não é um peso, até mesmo porque existem vários benefícios de contar com estes profissionais, como por exemplo a diminuição da carga tributária e de pagamento de verbas trabalhistas.

 

Das vagas para jovem aprendiz no estado de São Paulo

No estado de São Paulo o número de oportunidades que surgem para estudantes que desejam atuar como jovens aprendizes évagas Aprendiz SP muito grande. Pequenas e grandes empresas, bem como órgãos públicos de diferentes esferas, municipal, estadual e federal, mantém programas específicos para contratação de aprendizes.

As vagas existentes nos quadros das diversas empresas são para áreas administrativas, de marketing, engenharia, contabilidade, vendas, indústria e muitas outras. Todos os programas de aprendizagem mantidos são fiscalizados pelo governo federal, havendo sempre a busca pelo aperfeiçoamento do jovem profissional.

 

Onde encontrar vagas para aprendiz em São Paulo

Há vários sites da internet que tem como função listar vagas e oportunidades de emprego existentes em todo o país. Estes sites também representam grandes empresas que oferecem vagas de aprendiz em seus quadros. Na grande maioria deles o interessado tem acesso a uma barra de pesquisa, podendo verificar quais as vagas existentes em cada cidade. Além disso, tem a opção de fazer um cadastro e enviar um currículo para ser analisado pelas empresas contratantes.

Dentre os diversos sites que prestam este tipo de serviço podemos destacar o http://www.indeed.com.br/empregos?q=aprendiz&l=s%C3%A3o+paulo, o https://www.vagas.com.br/vagas-de-aprendiz-s%C3%A3o-paulo?  e também o http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-sao-paulo-sp/aprendiz. Todos eles são confiáveis e apresentam uma grande quantidade de vagas disponíveis.

 

CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE SP) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como função promover a integração entre jovens e o mercado de trabalho. A instituição mantém convênio com um grande número de empresas e, por meio dela é possível ter acesso a diversas vagas para atuar como jovem aprendiz. Para participar dos processos seletivos existentes é preciso que o interessado acesse o site http://www.ciee.org.br/portal/index.asp e faça seu cadastro digital. Além de participar das seleções, o estudante tem acesso a palestras e cursos de aperfeiçoamento, tudo oferecido de forma gratuita.

Deixe um comentário