Início » Aprendiz e estágios » Cadastro Programa Jovem Aprendiz

Cadastro Programa Jovem Aprendiz

Jovem aprendiz cadastro

Quase todas as grandes empresa em atuação no Brasil contam com programas destinados a contratação de jovens aprendizes. A legislação brasileira previu na Constituição Federal que nenhum trabalho pode ser executado por jovens menores de 16 anos, mas abriu uma brecha ao permitir que jovens com 14 anos completos atuassem como menores aprendizes. O tema foi regulamentado no ano 2000 pela lei 10.097, a qual passou a prever a existência dos contratos de aprendizagem. Por meio deles os contratantes passaram a contar com os jovens em suas empresas, mas como contrapartida precisam oferecer cursos de formação técnico-profissional.

Para garantir que os jovens tivessem acesso ao mercado de trabalho, o governo ainda incluiu na legislação a obrigação de que, entre 5% e 15% dos trabalhadores de qualquer empresa precisam ser contratados por meio de contratos de aprendizagem. Para a empresa a situação é vantajosa porque pode contar com um profissional sem vícios anteriores, moldando-o de acordo com as orientações da empresa, e tudo isso dispondo de uma carga tributária menor e diminuindo os gastos com verbas trabalhistas. Para o jovem é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ter acesso ao primeiro emprego sem sofrer muito, vez que o programa valoriza o ensino e limita a carga horaria diária a 6 horas de trabalho.

 

Onde estão as vagas para menor aprendiz

Quase todos os tipos de empresa possuem vagas para menores aprendizes. A legislação veda que os jovens atuem em trabalhos jovem aprendiz cadastroperigosos ou insalubres e no período noturno, mas afora isso há oportunidades de trabalho nas mais variadas áreas, seja no comercio, seja nos órgãos governamentais das esferas municipal, estadual ou federal.

Grande parte das oportunidades que surgem estão ligadas principalmente as áreas administrativas, de manutenção, indústria e tecnologia da informação. Em todas elas há disposição para atender novos interessados em atuar no mercado de trabalho. As empresas gostam de contar com sangue novo e tem recebido os menores aprendizes cada vez melhor.

 

Como cadastrar-se nos programas jovem aprendiz

As empresas quando muito grandes possuem cadastros próprios de programas para a contratação de jovens aprendizes. Se você deseja trabalhar em uma empresa específica, procure pelo nome dela na internet e, no site oficial, procure pela área de “trabalhe conosco”. Normalmente é aí o local onde se encontra a possibilidade de cadastrar seu currículo.

Outra opção interessante é procurar por sites de busca da internet que disponibilizam vagas de emprego em diversas empresas. Além disso, há outras instituições que atuam como intermediadoras para que os jovens possam ter acesso às vagas. Normalmente há entidades municipais, mas é possível também cadastrar-se em instituições de atuação nacional.

 

Centro de Integração Empresa Escola

Uma das instituições mais conhecidas, que realizam este trabalho de intermediação entre jovens trabalhadores e empresas é o CIEE. No site da instituição, no endereço  http://www.ciee.org.br/ é possível encontrar uma grande quantidade de oportunidades de trabalho. Contudo, para ter acesso a essas vagas, bem como aos cursos da instituição, é preciso realizar um cadastro no próprio site.

2 comentários em “Cadastro Programa Jovem Aprendiz”

  1. Maria Eduarda Ferreira Guimarães
    Eu quero trabalhar muito
    por favor.
    Me ajude
    Veijo minhas colegas trabalhando
    e eu não .
    Eu moro
    Rua MILWALD ALVES DE LIMA
    número 208
    CEP:35054761
    TEL:339843840309(pai)

    Responder

Deixe um comentário