Início » Currículo » Carta de Recomendação

Carta de Recomendação

Entenda para que serve e quando deve apresenta-la

A carta de recomendação é um documento que pode ser apresentado junto ao currículo, cujo o objetivo é apresentar as qualificações daquele profissional na visão de seu ex-chefe. Esse instrumento é bem diferente da carta de apresentação, afinal não é o profissional que o redige, mas sim seu empregador anterior. Deste modo, o documento pode abrir portas para uma oportunidade, mas também pode prejudicar o candidato.

Quando bem usada, a carta de recomendação é uma ótima forma de avaliar o candidato, mas no contrário, pode gerar um resultado negativo e por isso este documento precisa ser feito com extrema atenção e ética por parte do empregador. Cabe, por exemplo, ao profissional escolher a pessoa certa para redigir a carta, até porque as informações citadas no documento sempre serão checadas. Isso porque as empresas, como forma de confirmar o que foi escrito, podem falar diretamente com o ex-chefe, checando uma a uma das informações com ele. Para entender melhor a importância desse instrumento, trouxemos nesse artigo algumas informações sobre a carta de recomendação. Acompanhe:

 

O que é?

O objetivo da carta de recomendação é informar as qualidades do profissional, mas diferente daquela de apresentação, ela é feita por um ex-empregador, não necessariamente da empresa anterior que aquele indivíduo tenha passado.

Ela é encarada como uma forma de avaliação para as empresas, que conseguem entender melhor o perfil do candidato e como ele se comporta no ambiente de trabalho, afinal o documento é feito por alguém que já o conhece. O documento consegue deixar claro sobre a conduta pessoal e profissional daquele indivíduo, isso durante o período que passou pela empresa anterior, prestando serviços a ela.

Para as empresas, é também uma forma de entender se o candidato está alinhado a suas necessidades em relação ao cargo, e ainda ver se ele possui os valores que ela procura. Deste modo a carta de recomendação é um documento bastante importante, que ajuda no posicionamento do profissional perante a oportunidade de emprego.

modelo carta de recomendação

 

Quando devo usá-la?

Em geral, a carta de recomendação pode ser usada para qualquer cargo a qual o profissional se candidate, visto que é uma forma da empresa conhecer melhor o seu trabalho.

O documento ajuda muito na avaliação dos recrutadores, mas deve ser usado com certa cautela, já que pode trazer um resultado fora do esperado. Por conta disso, pedir por uma carta também é um passo a ser observado e decidido com cuidado.

Solicitar a carta vai depender muito de diversos pontos como a relação com o ex-chefe, por exemplo. Neste caso, é interessante avaliar, primeiro, o nível de confiança que era dado a você e também o trabalho que foi desempenhado dentro daquela organização.

Embora não pareça ter tanta importância, a carta de recomendação é bastante séria e, na maioria das vezes, ela não é dada a qualquer profissional. Isso porque é o nome do empregador que estará em jogo também, assim não é muito comum a distribuição de cartas a funcionários considerados medianos.

Também é importante saber a quem pedir, que dá maior credibilidade a carta. Um gerente, por exemplo, tem peso menor que um diretor. Assim, dependendo de quem vier a indicação, pode ser encarada de forma ruim pela empresa.

9 comentários em “Carta de Recomendação”

  1. Olá!
    Meu nome é Gilberto
    Estas informações são muito relevantes deveria ser regra,mais
    Não foi provado ainda que o empresario teria um CV perfeito para o cargo de empregado.
    Peço desculpas para este perfeccionista desta regra pois deve ser um empresario querendo funcionários perfeitos a preço de banana.
    Esqueceu de pedir antecedentes criminais e pedir informações para os vizinhos do candidato.
    Ah não esquecer também o exame do pezinho

    Responder
  2. BOA NOITE
    GOSTARIA DE FAZER PARTE DA EQUIPE NOVAMENTE DA REDE CSD VAREJO DAS LOJAS AMIGAO DE LINS .. FUI DESLIGADA DA EMPRESA NO MES JUNHO ANO DE 2019 ,
    E GOSTARIA DE VOLTAR … TRABALHA NA FUNÇAO DE OP.DE CAIXA, MAS ESTOU DESPOSTA A OUTROS CARGOS.

    FICAREI GRATA PELA OPORTUNIDADE..

    Responder
  3. Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
    Informo ainda que tenho disponibilidade para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
    No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
    Atenciosamente,

    Responder

Deixe um comentário