Início » Serviços e Tecnologia » Como ser da Polícia Federal

Como ser da Polícia Federal

Conheça a Polícia Federal e saiba como trabalhar nesse órgão

A Polícia Federal (PF) ou Departamento de Polícia Federal (DPF) é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça (MJ).

A Constituição Federal de 1988 prevê que a PF é um órgão permanente instituído por lei, organizado e mantido pela União. A Polícia Federal desempenha com exclusividade a função de polícia judiciária da União.

A atual sede da PF, conhecida como “Máscara Negra”, teve sua inauguração em 1977, em Brasília. Atualmente, a PF é subdividida em diretorias, de acordo com a especialização operacional. São elas:

  • Direção Geral (DG)
  • Diretoria Executiva (DIREX)
  • Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DICOR)
  • Corregedoria Geral da Polícia Federal (COGER)
  • Diretoria de Inteligência Policial (DIP)
  • Diretoria Técnico-Científica (DITEC)
  • Diretoria de Administração e Logística Policial (DLOG)
  • Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP)

 

História de criação da Polícia Federal

O Departamento de Polícia Federal foi criado foi criado em 28 de março de 1944, data em que Decreto-Lei n 6.378 como ser da policia federaltransformou a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, ainda na cidade do Rio de Janeiro que era a capital da República na época, em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP).

De início, a DFSR iria atuar nos serviços de polícia e segurança pública no Distrito Federal, exercendo nacionalmente as funções de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras. Nos anos seguintes, essas atribuições foram ampliadas.

Com a mudança da capital federal para Brasília, o DFSP também teve sua sede transferida e passou a incorporar o Departamento Regional de Polícia de Brasília (DRPB), bem como a Guarda Civil Especial de Brasília (GEB), que eram responsáveis por manter a ordem na nova capital federal.

A Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967 alterou o nome do órgão para Departamento de Polícia Federal, estabelecendo atribuições de caráter nacional.

 

As funções da Polícia Federal

A Polícia Federal tem uma lista grande atribuições no nosso país. É este órgão o responsável por apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas.

A PF também atua nas infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme.

O órgão exerce ainda funções de polícia aeroportuária, de fronteiras e marítima. Assim, a PF é responsável pela prevenção e repressão ao tráfico ilícito de drogas e o contrabando.

Por fim, esta polícia possui algumas atribuições de natureza regulatória, como o controle de segurança privada, o controle de produtos químicos e o Sistema Nacional de Armas.

 

Como trabalhar na Polícia Federal

A Polícia Federal possui diversos cargos, como: fiscal, perito criminal, agente, soldado, escrivão, delegado, entre outros. Para conseguir um desses cargos, só há um jeito: concurso público.

O concurso público da PF costuma ser aberto todos os anos. Por isso, é preciso ficar atento às divulgações.

Além de prova teórica, conhecimentos gerais e específicos de acordo com o cargo escolhido pelo candidato, o processo conta ainda com testes físicos para a admissão. É preciso estar em forma.

Confira no site da Polícia Federal informações sobre os concursos já realizados e as datas dos próximos editais. O link é: http://www.pf.gov.br/institucional/concursos/

1 comentário em “Como ser da Polícia Federal”

Deixe um comentário