Início » Indústria e Construção » Como trabalhar em Furnas

Como trabalhar em Furnas

A Usina de Furnas

Com a intenção de sanar as dificuldades de energia no país, surgiu, em 1958, a Usina de Furnas, sendo a primeira hidroelétrica de grande porte do Brasil. Localizada em Rio Grande, Minas Gerais, possui oito unidades geradoras que produzem 1.216 megawatts, sendo considerada, na época, a maior construção da América Latina. Através do levantamento realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, foi verificado que ao longo do rio Grande, havia grande potencial hidrelétrico e excelentes pontos, favoráveis para a construção da Usina, como o local conhecido como “corredeiras de Furnas”. Para gerenciar a Usina, foi criada a empresa estatal Furnas Centrais Elétricas.

No início a Usina enfrentou grande resistência. Devido ao tamanho de seu reservatório, exigia grande desocupação, de aproximadamente 35 mil pessoas e a perda de terras cultiváveis. Porém sua construção era mais do que necessária, pela industrialização do país e havia a necessidade de evitar um grande colapso do sistema, pela demanda brasileira de energia. O então presidente da República Juscelino Kubitschek também visava o desenvolvimento industrial, o que reforçou a necessidade da criação da Usina de Furnas. Depois de anos de construção, a Usina foi inaugurada em 1965.

 

A Furnas de hoje

Hoje a empresa possui empreendimentos no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo,trabalhe conosco Furnas Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará. No Rio de Janeiro, na zona sul, no bairro Botafogo, está localizada a sede de Furnas.  Hoje a empresa apresenta 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Passa por este sistema mais de 40% da energia que é consumida no Brasil.

A empresa, visando o desenvolvimento e crescimento, possui um plano de expansão, com a criação de quatro novas usinas hidrelétricas, além da construção de 33 linhas de transmissão e 22 subestações. Os locais designados para as novas usinas são: Batalha, entre Goiás e Minas Gerais; Santo Antônio, em Rondônia; Teles Pires, entre Mato Grosso e Pará; e São Manoel, no Pará. Sempre visando a excelência em sua produção, Furnas se engajou em um novo projeto, o Linhão do Madeira, considerado o maior em corrente contínua do mundo. Suas obras foram concluídas em 2013.

 

Missão e valores Furnas

A companhia tem como missão contribuir com o desenvolvimento da sociedade, atuando com excelência empresarial e responsabilidade socioambiental no setor de energia elétrica. Seus valores são o empreendedorismo, transparência, trabalho em rede, sustentabilidade, valorização das pessoas, adaptabilidade e o foco em resultados.

 

Trabalhe conosco Furnas

Para quem deseja trabalhar nesta grande empresa, que visa o desenvolvimento da sociedade e contribui com o crescimento do país, a companhia oferece vagas através de concurso público, pois é uma empresa estatal. Se você deseja fazer parte da equipe Furnas, crescer profissionalmente, aproveitar a gama de benefícios oferecidos pela empresa, que se estende aos dependentes, acompanhe o site e fique atento às novas oportunidades de concurso: http://www.furnas.com.br/frmRHConcursos.aspx | Trabalhe conosco: http://www.furnas.com.br/frmRHTrabalheConosco.aspx

A empresa também oferece vagas de estágio e para participar, basta acessar o site, verificar todas as informações e preencher os dados: http://www.furnas.com.br/frmRHEstagios.aspx

2 comentários em “Como trabalhar em Furnas”

Deixe um comentário