Início » Fora do Brasil » Como trabalhar na Colômbia

Como trabalhar na Colômbia

A Colômbia é um dos países que fazem fronteira com o Brasil, e fica a cerca de seis horas daqui dependendo do Estado. O clima é bem próximo do país, apresentando os ares tropicais e que atraem diversos brasileiros. Um dos pontos interessantes é que a Colômbia tem um custo de vida mais barato que o nosso, sendo uma oportunidade de construir carreira e ter certa qualidade de vida morando por lá.

Muitos brasileiros procuram pelo país para aprender a língua, o espanhol no caso. Dependendo da região, os colombianos apresentam pouco sotaque, o que torna ainda mais fácil compreender e aprender a língua nativa. Mas não é apenas por isso que o país é visado. Há milhares de brasileiros que buscam refúgio no país para trabalhar e morar, construindo uma vida profissional promissora.

Por fazer parte do Mercosul, bloco econômico com países da América do Sul, os brasileiros têm mais facilidade para entrar na Colômbia, mas existem certas regras que devem ser ressaltadas.vagas colombia Assim, separamos neste artigo todos as informações para quem deseja trabalhar na Colômbia e não sabe o que é necessário. Confira:

 

Como conseguir um trabalho

Embora seja um país onde o acesso de brasileiros é livre, para trabalhar lá a Colômbia exige um visto específico. Vagas na Colômbia: https://www.linkedin.com/jobs/search?locationId=&f_L=co%3A0&locationType=Y&orig=FCTD&trk=jobs_jserp_facet_c_id

O primeiro passo é conseguir um emprego e a forma mais fácil é nas companhias presentes no país. Se você atua em uma multinacional brasileira, pode tentar uma transferência para uma filial na Colômbia, por exemplo.

Seja qual for o caso, o candidato precisará de um visto de trabalho chamado de TP4. Existem outros tipos de permissão, como a de negócios (NE). Essa pode envolver empreendedores que desejam abrir um negócio na Colômbia ou até mesmo representantes de multinacionais.

Para obter a TP4 o brasileiro precisa arcar com um valor de U$ 245, além de alguns documentos. Nesse caso entram:

  • Passaporte original e uma cópia;
  • Contrato de trabalho com duração, acordo de vinculação, transferência ou mudança, salário, cargo e funções. Além das especificações do contratante se comprometendo com o Governo até o término do contrato;
  • Certificado de existência ou representação legal;
  • Certificado do Ministério de Proteção Social, constando que a incorporação do estrangeiro está respeitando a proporcionalidade entre trabalhadores nacionais e de fora;
  • E por fim uma foto 3×4, com fundo branco e sem data.

Todos esses documentos passarão por uma análise da empresa contratante.

 

Custo de vida na Colômbia

Em relação ao padrão de vida brasileiro, a Colômbia representa cerca de 29,22% menos que o Brasil.

Até mesmo a moeda tem certa diferenciação. Lá circula o peso colombiano, que é equivalente a R$ 0,0012 centavos em real, dados esse de uma cotação no início de 2016. Mesmo com a crise, o valor do peso colombiano ainda é bem abaixo da nossa moeda.

Assim, o salário mínimo em 2016 era de 689 pesos, com auxílio de transporte de mais de 77 mil.

Esse dinheiro tem certo rendimento, afinal um apartamento de um quarto no centro da capital custa em média 500 mil e pode chegar a 1,3 milhões de pesos colombianos. Nisso, conclui-se que não é difícil estabelecer moradia própria no país.

Em relação as contas, com cerca de 300 mil pesos é possível viver bem e arcar com essas responsabilidades.

Deixe um comentário