Início » Fora do Brasil » Como trabalhar na Itália

Como trabalhar na Itália

Sobre o país e cultura

A Itália é um dos berços da cultura ocidental e um dos países mais importantes do mundo pelos monumentos históricos, belíssimas catedrais, a arquitetura que mescla o contemporâneo com o tradicional nas pequenas cidade e, é claro, a riquíssima culinária que atrai adeptos do mundo inteiro e também é exportada para diversas regiões. Quem já comeu um delicioso espaguete ou uma pizza em uma pizzaria tipicamente italiana de São Paulo ou mesmo já teve o privilegio de visitar Roma, Milão, Turin, Gênova, Siena ou tantas outras para provar a deliciosa receita, não sabe do que está perdendo. Além de todo este encanto, a Itália também é um importante centro econômico do mundo, e atrai profissionais – qualificados ou não – do mundo inteiro para trabalhar e estabelecer a vida no país.

A grande vantagem de trabalhar na Itália ou em algum outro país da Europa é ter a oportunidade de construir a vida em um continente em que a boa qualidade de vida é a principal marca. O país oferece segurança, tranquilidade, e os salários dos profissionais de diferentes áreas são muito mais equiparados que no Brasil ou em qualquer outro país latino americano.

 

Trabalhar na Itália

Embora o mundo esteja enfrentando um panorama de crise que provoca certas incertezas em relação ao mercado e com isso há aumento no trabalhar na itáliadesemprego em diversos países desenvolvidos, ainda é válido buscar qualificação para trabalhar na Europa e em especial na Itália. Por lá é viável trabalhar no comércio, em grandes empresas de tecnologia, no setor de engenharia, área médica, com pesquisas acadêmicas ou mesmo em restaurantes como cozinheiro, ou como guia de turístico em algumas áreas. Há, por exemplos, guias que falam português e auxiliam os inúmeros turistas brasileiros que lá estão.

Caso você não seja cidadão italiano é preciso fazer a solicitação do visto na embaixada italiana no Brasil. Ainda morando no Brasil é necessário enviar o currículo e se a empresa italiana te contratar você deverá entrar com o pedido do visto na Embaixada ou no consulado da Itália aqui no Brasil.

 

Sites para encontrar emprego na Itália

Em muitos casos é mais fácil encontrar emprego no exterior por contatos estabelecidos com parentes, amigos, ou aquele colega de curso que se mudou. Nesse caso a sugestão é pedir que estes o auxiliem, caso tenham contatos com empresas. Porém, assim como em outros países, uma boa maneira de encontrar emprego é por intermédio do cadastro do currículo em sites de emprego. Há diferentes desses sites na Itália. Conheça alguns:

 

Adaptação no exterior

Ao contrário do que algumas pessoas afirmam, não é difícil se adaptar a um país estrangeiro quando já se tem o objetivo certo na viagem. Se a intenção é conseguir um bom emprego, a principal atitude é se destacar profissionalmente na sua área para ser o melhor profissional possível e a partir daí ganhar espaço no ambiente de trabalho. Saiba outros requisitos importantes na adaptação:

  • Ser fluente no idioma
  • Observar cautelosamente o comportamento das pessoas e se adequar ao estilo de vida daquela cultura, sem, é claro, anular o que você é.
  • Ler bastante sobre o país antes de conhecê-lo.
  • Estabelecer contato com os nativos desde os primeiros dias.

3 comentários em “Como trabalhar na Itália”

  1. Obrigado por publicar este artigo impressionante.
    Eu já sou um leitor de muito tempo, mas nunca fui obrigado a deixar um comentário.
    Me cadastrei no seu blog e compartilhei no meu Facebook .

    Mais uma vez obrigado por este excelente artigo !

    Responder

Deixe um comentário