Início » Fora do Brasil » Como trabalhar na NASA

Como trabalhar na NASA

Ser parte dessa agência americana de inteligência é, com certeza, uma realização almejada por variados profissionais. Fundada no ano de 1958, a maior função que essa agência apresenta é a de acompanhar o espaço: quais são os movimentos das galáxias e de cada partícula que está no Universo.

De fato, é por causa da NASA que as pessoas têm informações sobre todos os novos planetas ou coisas semelhantes que são descobertas. Localizada em Washington, ela é cheia de premiações, inclusive porque várias das suas descobertas podem levar, futuramente, o ser humano a conseguir habitar outras localidades do espaço.

 

Para pessoas formadas

Como as companhias convencionais, essa agência espacial também faz admissão dos que são estudantes e tem programas de contratação somente para os graduados. Nesse caso, pode-se serNASA Físico, por exemplo, ou outros tipos de cientistas, ressalvando-se que muitas das admissões nessa empresa americana são para os profissionais da Engenharia.

Um meio para que a agência tenha a candidatura desses formados é o Jobs Notification Service: https://my.usajobs.gov/. Essa é uma espécie de agência para achar empregos são mostrados aos profissionais os cargos que a NASA quer preencher. Existe retorno, já que a agência repassa a esses interessados um e-mail para dizer que eles estão com o currículo.

 

Para estudantes

Os estudantes têm os seus próprios processos seletivos na NASA, sendo dois os programas para que eles possam se candidatar. Existem exigências referentes ao ano da conclusão da graduação, embora os que não têm cursos extras possam ser integrados. Se os interessados são recém-formados, a agência americana também os admite: no caso deles, a contratação pode usar o Recent Graduate Program.

As candidaturas para os recém-formados ou para estudantes não são no mesmo local que a dos formados. O acesso é em https://nasajobs.nasa.gov/studentopps/employment/opportunities.htm  e existe, igualmente, o requerimento de cadastro.

 

Requisitos

É verdade que os cursos que a agência americana aceita nas suas admissões são muitos, mas é importante que todos os que se candidatam sejam fluentes em Inglês. Essa é uma empresa governamental dos Estados Unidos e é claro que o idioma que se usará como padrão será esse.

É bom especificar o que significa para a NASA “ser fluente”: quando o candidato é fluente para estar nessa agência é porque ele consegue comunicar-se perfeitamente nessa língua, sem se esquecer do vocabulário técnico do seu segmento. É recomendado que se procure uma certificação internacional: com a Cambridge, por exemplo, pode-se achar a certificação com perfil para os que querem esse tipo de trabalho.

Manter os estudos é outra coisa determinante. Primeiramente, os indivíduos que são integrados a essa agência espacial já são, normalmente, os que mostram continuidade em sua formação acadêmica. Esses estudos não podem parar depois que a empresa admite essa pessoa: na realidade, a própria agência fornece a esses contratados muitos cursos com bolsa.

O visto de trabalho precisa ser considerado também: a agência espacial norte-americana só pode contratar os que estão com o seu visto autorizado, mesmo que não seja o green card.

1 comentário em “Como trabalhar na NASA”

Deixe um comentário