Início » Indústria e Construção » Como Trabalhar na Petrobrás

Como Trabalhar na Petrobrás

Introdução

A Petrobrás é uma sociedade de capital aberto que tem o maior acionista como a União Federal (governo Brasileiro). Ela atua em diversas áreas ligadas à produção, refino e distribuição de energia e combustíveis fósseis.

 

História da Petrobrás

A Petrobrás foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas através da lei n°2004 em 1953. Ela foi resultado de uma longa discussão que ocorreu no país entre as décadas de 40 e 60 sobre como deveria ocorrer a exploração do petróleo no Brasil. A intensão era não entregar completamente os recursos naturais brasileiros às companhias multinacionais que dominavam o mercado. Por isso a Petrobrás foi instituída como uma empresa estatal que detinha o monopólio da exploração do petróleo no território nacional.

De 1954 a 1997 a Petrobrás foi a única empresa do país a realizar todas as atividades relacionadas à exploração e de petróleos e vagas Petrobrásderivados. Somente os postos Petrobrás não tinham monopólio no mercado. Foi no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso que a estatal passou a concorrer com outras empresas do ramo.

Em 2000 a Petrobrás iniciou seu programa de exploração de águas profundas, que levou à descoberta do pré-sal mais tarde.

A Petrobrás também adquiriu outras empresas para aumentar sua influência de mercado como a Perez Companc Energia, que atuava na Argentina, Bolívia, Peru, Venezuela e Brasil.

No aniversário de 50 anos da empresa a Petrobrás havia dobrado sua produção de petróleo e gás natural diária. Um grande marco para uma empresa que a princípio parecia pouco promissora para a maior parte dos críticos.

Foi em 2005 que a primeira perfuração no pré-sal foi realizada. O poço tinha 6915 metros de profundidade, nele foi descoberto petróleo de boa qualidade e com uso comercial. Algo que animou muito os brasileiros e entusiastas da estatal.

A autossuficiência na produção de petróleo brasileira chegou em 2005 durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Infelizmente o aumento do consumo fez com que o país voltasse a importar petróleo e derivados posteriormente.

Durante os anos a Petrobrás foi considerada uma das empresas petrolíferas mais sustentáveis mundialmente além de uma das mais respeitadas.

 

Segmento de mercado

A empresa atua em 19 países incluindo o Brasil e possui uma produção diária de 2 milhões 799 mil barris de petróleo. Apesar de ser uma das empresas com maior valor no mundo a empresa também é uma das mais endividadas. Mesmo assim ela ainda emprega uma imensa quantidade de colaboradores e investe pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

 

Produtos e serviços

A Petrobrás trabalha com a produção de petróleo, gás natural e derivados assim como biocombustíveis, fertilizantes e soluções energéticas como termelétricas e usinas de energia eólica.

 

Unidades

A estatal é dividida em 5 companhias: Petrobrás Distribuidora (que realiza a distribuição e venda dos produtos da marca), Petrobrás Biocombustível (atua na produção de biocombustíveis), Transpetro (responsável pelo transporte através de dutos), Gaspetro (que realiza a produção de gás natural) e a Liquigás (que realiza o engarrafamento e distribuição de gás natural). Existem 16 refinarias da empresa, 5 usinas de biodiesel, 22 usinas termelétricas e 4 usinas de energia eólica.  7.931 postos de combustível ligados à marca no Brasil.

 

Como se candidatar

Por ser uma estatal as contratações para a Petrobrás ocorrem através de concursos públicos. A empresa oferece oportunidades de progressão de carreira, salários compatíveis com os do mercado e cursos de capacitação.

Para quem quer tentar um concurso da estatal é possível conferir os processos seletivos no link: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/concursos/.

Deixe um comentário