Início » Serviços e Tecnologia » Como trabalhar na Sanepar

Como trabalhar na Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná, também conhecida por Sanepar foi inaugurada em 1963, com o propósito de coletar resíduos e tratar esgotos, além de oferecer água tratada à população. Na atualidade, mais de 340 municípios são atendidos em Santa Catarina e no Paraná, o que soma mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas com esse tipo de serviço.

Atualmente, a companhia conta com cerca de 7 mil colaboradores, 168 estações que tratam da água, mais de 1 mil poços e 234 estações voltadas para o tratamento do esgoto. No site, os interessados encontram essas e outras informações, principalmente, dados sobre cadastro e processos seletivos, via “Trabalhe na Sanepar” (http://site.sanepar.com.br/trabalhe-na-sanepar).

Uma das maneiras de fazer parte do time da empresa é por meio de concursos públicos e estágios. O último concurso realizado foi em 2013, o que sugere novos editais e convocações para os próximos meses. Sites voltados para essa finalidade já alertam para um novo edital, ainda em 2016. As vagas são destinadas para diversos cargos e os ganhos variam entre R$ 1500 (ensino médio) e R$ 23.997 (graduação superior). Estágios: http://site.sanepar.com.br/trabalhe-na-sanepar/estagios

 

O que estudar?

Isso depende da escolaridade, pois o grau de dificuldade da prova do ensino médio difere da graduação superior. É importante trabalhar na SANEPAResclarecer que alguns cargos voltados para o nível médio exigem conhecimento técnico. Tomando como base o edital de 2013, esse tipo de informação aparece evidenciada.

Na ocasião, a chamada incluiu os técnicos voltados para as seguintes áreas: química, edificações, eletrotécnica, mecânico, contabilidade, instrumentação, mecatrônica, segurança do trabalho, entre outros.

No que tange à graduação superior foram convocados os profissionais como advogado, administrador, médico do trabalho, engenheiro químico, engenheiro mecânico, geógrafo, químico, contador, bioquímico, arquiteto, economista. A lista completa pode ser conferida neste link: (http://www.cops.uel.br/concursos/147_sanepar/edital_002_2013.pdf).

Em virtude da diversificação de cargos, as habilidades também são variadas. Por exemplo, os candidatos técnicos do nível médio tiveram que apresentar os conhecimentos específicos, além de explanar sobre atualidades, português e matemática. Com os de graduação superior não foi muito diferente porque os dados específicos também surgiram na prova. Eles ainda responderam sobre atualidades e Língua Portuguesa.

É importante esclarecer que cada uma dessas disciplinas representam um peso e isso influencia, no final das contas. Dessa maneira, o edital deve ser lido com atenção, a fim de verificar essas informações. Quem quiser iniciar os estudos desde agora, mas não sabe por onde começar, os especialistas recomendar verificar o edital anterior, pois dificilmente, os itens mudam.

 

Dados adicionais

A banca também é importante, pois a partir do momento que o candidato entende como essa organização trabalha, as respostas às questões deixam de ser penosas, pois os estudos são pautados nesse foco. O processo anterior foi organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos – COPS, da Universidade Estadual de Londrina.

Uma outra forma que dá resultado é estudar com base nas provas anteriores. Na internet é possível encontrar muitas delas. Quem quiser saber mais é só clicar aqui (https://www.pciconcursos.com.br/provas/sanepar/4). A melhor maneira de conquistar a vaga é se preparando, pois as contratações são realizadas mediante a concursos públicos. Boa sorte!

Deixe um comentário