Início » Educação » Como trabalhar na UnB

Como trabalhar na UnB

A Universidade de Brasília

Sendo a maior instituição de ensino superior do centro-oeste brasileiro, a Universidade de Brasília (UnB) está sediada no Distrito Federal, em Brasília, e é uma das mais importantes universidades do país. É uma universidade pública federal brasileira e possui quatro campi em Brasília, localizados no Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Gama e Ceilândia.

Inaugurada em 21 de abril de 1962, a universidade possui mais de 5.000 funcionários entre professores e técnicos-administrativos, 28.570 alunos regulares e 6.304 alunos de pós-graduação. A UnB oferece 109 cursos de graduação, sendo 31 noturnos e 10 à distância. Existem também 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 de especializações lato sensu.

A missão da instituição é ser inovadora comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos éticos e de valor, que tenham responsabilidade social. Alunos notáveis como Joaquim Barbosa,trabalhar na UnB ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e a jornalista Ana Paula Padrão estudaram na UnB.

 

Trabalhe conosco UnB

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e saturado e conseguir uma vaga em um local tão conceituado é bom para qualquer um que esteja em busca de um bom emprego. Existem muitas oportunidades de trabalho na UnB, conforme link abaixo:

http://www.unb.br/oportunidades e http://www.srh.unb.br/estagio/cadastre-seu-curriculo

Para as vagas de professor, somente com concurso:

http://dgp.unb.br/concursos/

Para mais informações sobre os processos de concurso público docente da Fundação Universidade de Brasília (FUB), entre em contato com a Coordenadoria de Provimento, da Diretoria de Provimento, Acompanhamento e Movimentação, pelos telefones: (61) 3107-0390 / 0387, ou pelo e-mail: [email protected].

 

Profissão professor

Professor é o profissional que muitas vezes não é valorizado, mas é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Normalmente os profissionais que atuam neste seguimento, trabalham na área de educação e ensino, ministrando aulas de diferentes matérias, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, e ainda em cursos técnicos, de curta duração, profissionalizantes, pós-graduações, especializações ou cursos de línguas, esportes, em cursos extracurriculares, entre outros. O professor é o mestre do conhecimento e tem como objetivo ensinar seus alunos, que, por sua vez, devem procurar absorver o máximo de conteúdo possível das aulas. É também responsabilidade do professor tirar dúvidas sobre as aulas e ajudar e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos durante o ensino.

Para ser um professor é necessário que o profissional se interesse pela pedagogia e pelos métodos de aprendizagem e ensino. Existem características que se apresentam como um diferencial para o mestre do conhecimento que são: responsabilidade, autoconfiança, dinamismo, metodologia de ensino, facilidade de lidar com as pessoas, paciência, carisma, raciocínio lógico, capacidade de manter a disciplina e determinação.

O profissional que ministra aulas deve estar constantemente se atualizando, seja através da participação em congressos, na realização de cursos e leitura de material que traga conhecimento, pois possui uma responsabilidade muito grande na cultura e desenvolvimento intelectual e social de seu aluno. A profissão de professor é considerada uma das mais importantes, pois graças a eles, todos nós somos alfabetizados e podemos ir muito longe, com o conhecimento que podemos obter.

Deixe um comentário