Início » Indústria e Construção » Como trabalhar na Usina de Itaipu

Como trabalhar na Usina de Itaipu

A Usina de Itaipu

A Usina de Itaipu é uma usina hidroelétrica binacional localizada no Rio Paraná, que fica entre o Brasil e o Paraguai. Os dois países participaram de sua fundação e foi construída de 1975 a 1982. O nome Itaipu, no idioma tupi-guarani, significa “pedra na qual a água faz barulho” e foi tirado de uma ilha que existia perto do local. A Usina é líder mundial em produção de energia. Seu lago possui uma área de 1.350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá. Para construir a Usina, foi necessária a mão de obra de 40.000 trabalhadores e usados 12.570.000 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 210 estádios.

A Usina é capaz de produzir 14.000 megawatts, através de suas vinte unidades geradoras. Em 2013, a Usina quebrou o seu próprio recorde de produção de 2012, com 98.630.035 megawatts-hora. Como a Usina pertence ao Brasil e ao Paraguai, foi acordado entre os dois países, que cada um usaria metade do total produzido pela hidrelétrica, mas como o Paraguai não utiliza toda a sua metade, vende o restante para o Brasil. A Usina de Itaipu chegou a fazer parte da lista oficial de candidatas para as Sete Maravilhas do Mundo, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos, mas não ganhou o título.

 

Trabalhe conosco Usina de Itaipu

Atualmente a Usina emprega 1.340 funcionários no Brasil e 1.760 no Paraguai. É considerada a segunda maior usina hidroelétricavagas e empregos Usina de Itaipu do mundo, ficando atrás somente da Usina de Três Gargantas na China. Mesmo não sendo uma empresa estatal, a Usina de Itaipu oferece vagas somente através de concurso público, que ocorre anualmente. Quando surgem oportunidades, as vagas são de início imediato e de cadastro de reserva. As inscrições para participar do processo seletivo da Itaipu já fora encerradas, mas você pode acompanhar próximas oportunidades através do site: https://www.itaipu.gov.br/processoseletivo/processos-seletivos

A Itaipu possui o Programa de Estágio, que visa qualificar o estudante para que se enquadre nas exigências do mercado atual. Par ser um estagiário na Usina de Itaipu, o universitário precisa estar matriculado a partir do 5º período para os cursos de quatro anos de duração e a partir do 7º período para os cursos de cinco anos. Para os estudantes de cursos profissionalizantes de ensino médio, a partir do segundo ano.

Para os interessados em participar do Programa de Estágio, basta apresentar os documentos como o histórico escolar, uma carta formal da Instituição de Ensino e um currículo vitae apresentando todas as informações pessoais e cursos que agreguem as habilidades do candidato. A seleção é realizada de acordo com o histórico escolar do estudante. Os melhores classificados são chamados para uma entrevista.

A empresa também oferece o Estágio de Férias e para participar, os interessados devem enviar uma carta de solicitação de estágio formalizada pela instituição de ensino. Para saber o endereço e maiores detalhes, basta acessar o site abaixo: https://www.itaipu.gov.br/recursoshumanos/programa-de-estagios

2 comentários em “Como trabalhar na Usina de Itaipu”

Deixe um comentário