Início » Fora do Brasil » Como trabalhar no Chile

Como trabalhar no Chile

O Chile é um vizinho nosso e também um dos principais países do Mercosul, que sempre representa uma grande oportunidade moradia e trabalho para brasileiros que desejam inovar em suas carreiras, apostando em novos contextos. Sua capital Santiago é repleta de vagas de empregos nas mais diversas áreas. Conheça um pouco mais sobre as vagas ofertadas nesse país, sua cultura de trabalho e saiba como trabalhar no Chile:

 

Como é o ritmo de trabalho no Chile?

Uma das principais dificuldades que brasileiros enfrentam ao começarem a trabalhar no Chile é a adaptação cultural. Muitos dos costumes de trabalho que temos no Brasil e reproduzimos dos Estados Unidos não ocorrem no Chile com a mesma intensidade, como a velocidade e urgência das operações. Muitos chilenos, por exemplo, frequentemente não respondem e-mails e isso não necessariamente é sinal de grosseria ou desleixo.

Os chilenos são muito fechados, formais e discretos quando comparados aos brasileiros e, por isso, a comunicação não é tão direta e aberta como a nossa, tornando muito mais difícil a adaptaçãobandeira chile e brasil inicial e mesmo o aprendizado de uma função. Por isso, antes de ir trabalhar no Chile, informe-se e prepare-se para encontrar com uma cultura totalmente nova.

 

Como conseguir um visto de trabalho no Chile

Para morar e trabalhar no Chile, o brasileiro precisa adquirir um visto de residência no Mercosul, a partir do qual será disponibilizado o documento de permissão de trabalho. Esse documento é adquirido no próprio consulado, da mesma maneira como se conseguem outros documentos de visto.

Se não possuir esse documento de permissão, as chances de conseguir um emprego são muito baixas e, quando ocorrem, normalmente são em vagas de emprego não valorizadas. Mesmo em contratações por empresas, sem a necessidade de carteira de trabalho, no Chile, é preciso que se firme um contrato em cartório, o que, obrigatoriamente requererá esses documentos.

 

Quais são as vagas de emprego no Chile?

Antes de arriscar tudo e ir ao Chile em busca de emprego, é importante sempre pesquisar sobre as principais oportunidades da região. Seu principal centro financeiro é a capital, Santiago, com aproximadamente seis milhões de habitantes e, nela, há muito espaço para as áreas de marketing, vendas e empreendedorismo. Atualmente, os profissionais de TI conseguem encontrar um campo bastante rico de oportunidades no país, porém, o seu carro-chefe é o setor de Mineração, especialmente no Cobre. Outra área bastante solicitada é o turismo que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e muitos profissionais fluentes e português são solicitados por lá.

Para quem não possui uma especialização mas busca encontrar uma nova oportunidade de vida no Chile, o país oferece bastante vagas nas áreas de atendimento, como de atendente, vendedor e garçom, porém, há o desafio do domínio do idioma, não somente o espanhol em si, mas o espanhol chileno, que é considerado um dos mais complexos de serem compreendidos.

 

Como é a remuneração no Chile?

O Salário mínimo chileno, em janeiro de 2017, foi estabelecido em $264.000 pesos, que daria aproximadamente R$1.320,00. Mesmo sendo um salário maior do que o Brasil, é importante ressaltar que o custo de vida por lá é um pouco mais alto. Para qualquer salário, é preciso descontar 10% referente à Previdência Privada, mesmo para trabalhadores independentes, para os quais é emitido um boleto.

Deixe um comentário