Início » Fora do Brasil » Como trabalhar no Vale do Silício

Como trabalhar no Vale do Silício

A produção de tecnologia é uma das atividades que faz com que a sociedade moderna cresça e com que, com certeza, existam maiores riquezas econômicas. É na Califórnia que etsá uma das localidades com mais expressividade na produção de bens tecnológicos: é o Vale do Silício.

A localidade em questão tem centenas de empresas que fazem desde computadores e outros equipamentos maiores até as menores placas para alimentá-los. Os produtos que são feitos ali são bem distintos, considerando que as suas matérias primas também o são. Além disso, muitas das produções dessa área californiana são exportadas: diferentes países possuem eletroeletrônicos, por exemplo, que são feitos nesse Estado americano.

 

Como ser contratado lá?

É claro que os formados no ramo de tecnologia são os que oferecem mais atrativos às corporações de lá, mas os trabalhadores de qualquer função corporativa podem ter a sua vaga. Entretanto, o planejamento para quem deseja trabalhar nessa área californiana é indispensável: não são todas as empresas que auxiliam os que contratam de outro país e existe um custo de vida razoável.

silicon valley

Importa ainda que os profissionais confiram se a profissão que eles têm é aproveitada no vale e há sites com os quais se pode fazer candidatura ainda morando no Brasil. Dentre esses sites, as oportunidades para o Vale do Silício podem ser avistadas no LinkedIn, por exemplo.

 

Saber as empresas

Não são é só por meio das plataformas de emprego que o vale californiano mostra as suas vagas: as corporações que estão localizadas ali também têm recebimento de candidatura. Entretanto, é lógico que os profissionais têm de informar-se: quais são as empresas que estão inseridas nesse vale?

Algumas corporações que se podem mencionar são a Accenture e também a Cisco, além da Hitachi e ainda da Canon e de centenas de outras. Conhecendo essas multinacionais, então os profissionais vão até o endereço eletrônico delas para o encaminhamento do currículo.

 

Visto correto

Os Estados Unidos possuem mais de um tipo de visto de permanência e é fundamental que o trabalhador peça na Embaixada o correto. É preciso que se explique que o interesse é em trabalhar para que, assim, o Governo americano forneça uma autorização para isso.

Ressalta-se que o processo para que um imigrante seja autorizado a trabalhar é feito fora dos Estados Unidos, ou seja, a pessoa precisa estar no seu país para solicitar. Outra coisa que se destaca é que pode demorar meses, o que faz com que se indique que as pessoas primeiro adquiram essa autorização para somente depois iniciarem a procura pelo emprego. De fato, as empresas do Vale do Silício não aceitarão aqueles que não têm o visto apropriado.

 

Existem estágios para essa região?

Graduandos também são candidatos para as corporações do Vale do Silício: com os seus programas de estágios, elas admitem os que estão em semestres diversos (considerando a sua função) e também em dezenas de cursos. Além disso, os graduados recentemente podem ser parte dos programas de estágio disponibilizados na Califórnia.

2 comentários em “Como trabalhar no Vale do Silício”

  1. Eu tenho interesse em trabalhar no vale do cilicio.
    Gostaria de uma oportunidade, para desenvolver o conhecimentos que tenho fabricações montagens e, manutenção industriais. Prestei serviços para o pré sal, e fico
    muito grato, quando vejo o navio sonda em alto mar em pleno
    funcionamento. Realmente é muito gratificante saber que pude ajudar meu Pais se desenvolver.

    Responder

Deixe um comentário