Início » Centro de Empregos » Consulta Seguro Desemprego: veja como fazer a consulta online e saber quanto você tem a receber

Consulta Seguro Desemprego: veja como fazer a consulta online e saber quanto você tem a receber

A taxa de desemprego no Brasil, embora tenha perdido um pouco de força, continua muito alta: atualmente são mais de 13 milhões de pessoas sem emprego. Dentro desse enorme contingente, existem aqueles que tinham carteira assinada e tem direito a um benefício que pode ser uma enorme ajuda nessa fase: o seguro-desemprego.

O seguro desemprego é um auxílio, pago pela Caixa Econômica Federal, a todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que trabalhavam sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Esse valor é utilizado, em geral, para que as pessoas paguem suas despesas e consigam se sustentar enquanto não encontram um novo emprego.

Para receber o seguro-desemprego é preciso, inicialmente, fazer uma solicitação na Caixa Econômica Federal. Depois de aprovada, chega a hora de consultar o valor das parcelas e quando o trabalhador receberá o dinheiro a que tem direito.

Está desempregado ou conhece alguém nessa situação? Sabe como consultar o saldo a que tem direito? Preparamos abaixo um passo a passo para mostrar como fazer essa busca rapidamente.

site do MTE para consulta do seguro desemprego

 

Via internet

A consulta do seguro-desemprego pode ser feita via internet, no site da Caixa Econômica Federal. Depois de acessar o endereço, o trabalhador deve preencher os campos solicitados no formulário de login (NIS e senha) e depois clicar em Ok.

Depois dessa etapa, o usuário será redirecionado automaticamente à página onde poderá consultar se as parcelas de seu seguro-desemprego já estão liberadas, qual o saldo a que tem direito e quando elas serão pagas.

Caso o trabalhador não possua essa senha de acesso é possível fazer o cadastro na hora. Quem não sabe o número de seu NIS pode procurar a identificação em sua carteira de trabalho.

site da caixa para consultar seguro desemprego

 

Agências da Caixa

Quem não se sentir muito seguro em utilizar o site da Caixa para consultar seu seguro-desemprego pode se dirigir a qualquer uma das agências do banco e fazer a busca lá mesmo.

Nesse caso, a instituição financeira oferece ao trabalhador duas alternativas de serviço: o autoatendimento (utilizando as máquinas instaladas no saguão de acesso do banco) ou atendimento pessoal.

Independente da modalidade escolhida, a recomendação é de que a pessoa leve consigo o cartão cidadão e um documento de identificação do titular do benefício. Esse documento pode ser o RG, a CNH ou, ainda, a carteira de trabalho.

 

Casas lotéricas

Os beneficiários do seguro-desemprego podem consultar informações sobre os recursos a que tem direito ainda nas casas lotéricas.

Aqui, é essencial que o trabalhador leve consigo o cartão cidadão e um documento de identificação. Nesses locais é possível não só consultar os valores, mas também sacar o dinheiro, caso a parcela referente ao mês já esteja liberada.

Atenção: depois que o seguro-desemprego é depositado na conta do trabalhador, ele fica disponível para saque por até 90 dias. Se a pessoa perder esse prazo, o dinheiro voltará para o governo.

Então, para não ter surpresas desagradáveis, consulte as datas em que o seu seguro-desemprego está liberado, criando alertas em seu celular ou deixando anotações pela casa, se necessário.

2 comentários em “Consulta Seguro Desemprego: veja como fazer a consulta online e saber quanto você tem a receber”

Deixe um comentário