Início » Currículo » Curriculum Vitae

Curriculum Vitae

Conheça mais sobre esse documento tão importante para os profissionais

O mercado de trabalho tem se mostrado bastante competitivo nos últimos anos, e não apenas pela crise econômica que estávamos vivendo. A tecnologia, por exemplo, tem colaborado bastante para deixar a concorrência mais acirrada, afinal através dela muitos cargos se beneficiam, o que aumenta a necessidade de ter mais e mais conhecimento.

A principal forma de uma empresa conhecer o candidato, tirando a parte da entrevista, é pelo currículo vitae, ou simplesmente currículo. Esse documento é a porta de entrada de entrada dos profissionais em uma empresa e, durante um período de evoluções e crises, é interessante apresentar um bom currículo.

Hoje, o CV precisa ser atual, mostrar competências, habilidades e conhecimentos, tudo isso resumido de forma clara e sucinta. No entanto, muitas pessoas não sabem para que serve um currículo, por exemplo, tão pouco o que ele deve conter. Assim, separamos algumas informações sobre o documento que serão bastante uteis, tanto para quem já o conhece como também aos que serão apresentados hoje. Acompanhe:

Curriculum Vitae

 

O que é?

O currículo é considerado uma importante ferramenta aos profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Ele é um como uma carta de apresentação, onde o candidato irá colocar informações pessoais, profissionais e acadêmicas no documento.

Neste caso, o CV é encaminhado para as empresas quando há uma vaga em aberto, por exemplo, para que essa possa avaliar o candidato previamente. Como há informações sobre ele, é possível saber o nível de ensino e as experiências profissionais, além de outros conhecimentos que podem ser pertinentes ao cargo e de interesse da corporação.

Basicamente, é uma propaganda do candidato, que deve vender sua imagem e qualificações aos recrutadores.

Como a empresa só conhecerá o candidato em uma entrevista pessoal, esse documento deve ser explicativo e se mostrar atrativo. Currículos com mensagens genéricas sobre o profissional são descartados facilmente.

 

O que precisa

Um bom CV contém informações cruciais para a empresa, mas em geral ele deve responder a três perguntas básicas com os dados que são colocados no documento.

A primeira delas é mostrar que você é um profissional único. As empresas procuram por pessoas que tenham desenvolvido algo interessante entre suas experiências, o que pode ser um conceito criativo, ideias de liderança fora do padrão e muito mais.

O candidato também deve apresentar em seu currículo que está dentro da cultura da empresa. Então, vale destacar a participação em programas de aprendizagem e desenvolvimento, por exemplo.

Por fim, ele deve apresentar excelência. Isso porque cada novo colaborador recrutado, deve ser melhor que o antecessor, e o fato de conquistar a vaga, nem sempre, prova isso.

Assim, o seu currículo precisa apresentar informações importantes de sua carreira e, dê preferência, junto a resultados, que serão atrativos para a corporação. E pode citar mais de um, não se limite.

Os empregadores querem ter essas perguntas, que não são implícitas, respondidas ao avaliar o seu currículo, o que despertará o interesse para te conhecer em uma entrevista pessoalmente.

6 comentários em “Curriculum Vitae”

  1. boa noite busco opotunidade na àrea de estoque ou expedição tenho 9 anos de experiência no estoque como almoxarife inventário, baixa em material via sistema, entrada de notas fiscais, solicitação de compra, e na expedição tenho 4 anos e 3 meses de experência, conferência de material entrada e saída .

    Responder

Deixe um comentário