Início » Aprendiz e estágios » Jovem Aprendiz Detran

Jovem Aprendiz Detran

Vagas para Jovem Aprendiz no Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão dos governos estatuais, ligado ao Poder Executivo, que tem como função promover a fiscalização de veículos, na jurisdição e no território do estado ao qual estão ligados. Cabe ainda ao Detran avaliar todos os candidatos que desejam conseguir uma carteira de habilitação, bem como determinar as normas que regem o processo de formação de novos condutores. Além disso, cabe ao Detran credenciar as empresas que irão atuar na fabricação de placas e tarjetas que serão inseridas nos veículos do estado pelo qual o órgão é responsável.

O Brasil tem uma das maiores frotas de veículos do mundo, sendo que o comercio de carros foi um dos que mais cresceu nos últimos anos. Por isso mesmo o trabalho desenvolvido pelo Detran é de extrema importância. A normatização e a fiscalização do transito exigem atenção especial do Órgão, todo o tempo.

 

Das vagas para menor aprendiz no Detran

A Constituição Federal de 1988 prevê a proibição para qualquer tipo de trabalho para jovens que ainda não tenham atingido a jovem aprendiz Detranidade de 16 anos. Contudo, há uma ressalva, permitindo-se que os jovens que tenham 14 anos completos trabalhem nas empresas como aprendizes. Uma lei promulgada no ano 2000, ainda, estabeleceu que todas as empresas, não importa de que ramos, devem, obrigatoriamente, contratar entre 5% e 15% de seu pessoal de jovens aprendizes. A medida é uma forma de auxiliar o ingresso destes jovens no mercado.

O Detran, como órgão governamental, sabe da importância de possibilitar o acesso dos jovens ao primeiro emprego e, por isso, conta com um excelente programa para jovens aprendizes. Podem se candidatar os jovens que tenham entre 14 e 24 anos, estando ou não matriculados em uma instituição de ensino.

 

Como concorrer às vagas de jovem aprendiz no Detran

Cada estado possui um departamento de trânsito e, cada um deles, possui uma página específica na internet. As oportunidades para jovens aprendizes, como chamadas para processos seletivos ou abertura de vagas propriamente ditas são publicadas nos sites do Detran de Cada estado.

Para saber qual o endereço eletrônico do Detran do seu estado você pode acessar o endereço http://www.denatran.gov.br/links.htm. Lá há links para todos os outros Detrans, de modo que, assim, é possível acompanhar todas as publicações a respeito das vagas para trabalhar como jovem aprendiz.

 

CIEE

Grande parte das empresas e instituições realização a contratação de jovens aprendizes de forma indireta. Algumas instituições são especializadas na intermediação entre jovens que buscam emprego e empresas que buscam colaboradores, de modo que, para aumentar as chances de contratação, é sempre bom estar cadastrado em uma delas.

Uma das instituições mais interessados do ramo é o Centro de Integração Empresa Escola, ou apenas CIEE. A instituição é a maior em atividade na intermediação de trabalho. Além disso, não possuindo fins lucrativos, todos os cursos, palestras e serviços oferecidos por ela são completamente gratuitos. Os que tiverem interesse e desejarem se cadastrar no CIEE, devem acessar o site http://www.ciee.org.br/.

1 comentário em “Jovem Aprendiz Detran”

  1. Caros Senhores,
    Estou em busca de uma oportunidade de trabalho na área de vendedora. Acredito que seja essencial para minha futura carreira. Faço psicologia e procuro estar frente a frente com pessoas no meu dia a dia, superando dificuldades e cada vez mais me dedicar a uma boa relação com meus colegas de trabalho e clientes. Entre minhas características estão: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral sempre focando nos objetivos da empresa. No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
    Antensiosamente, Isabella Gomes.

    Responder

Deixe um comentário