Início » Cidades e Regiões » Oportunidades e Vagas de empregos em Campinas – SP

Oportunidades e Vagas de empregos em Campinas – SP

Conhecendo

Campinas é a maior cidade do interior de São Paulo e a principal de sua região econômica. Com mais de 1 milhão de habitantes o município é extremamente importante para o desenvolvimento da região metropolitana de Campinas que conta com a presença de mais algumas pequenas cidades.

 

História de Campinas

Campinas foi originalmente povoada como um ponto de parada para tropeiros que iam para o interior do país. A colonização local começou com a construção da primeira igreja de Campinas, antes disso era necessário viajar até Jundiaí para chegar à capela mais próxima. No mesmo ano em que a construção foi começada também foram feitos os planos para a urbanização como as medidas das ruas e quadras. Mesmo assim Campinas continuava sendo distrito de Jundiaí, só foi emancipada em 1797. Fazendeiros começaram a ocupar a área para a criação de engenhos de açúcar.

A cana de açúcar permaneceu com sua importância até o fim do século XVIII, quando o café começou a ganhar destaque navagas e empregos em Campinas SP economia nacional. Graças ao solo fértil de Campinas os cafezais se espalharam rapidamente criando demanda por mão de obra tanto escrava quanto livre que migrou para o município. Com a crise do café algumas décadas depois a industrialização tornou-se o novo carro chefe da economia campineira. A urbanização se desenvolveu e o setor de serviços e comércio também acompanharam essa evolução.

 

Economia

Apesar da grande quantidade de indústrias atraídas pela cidade de Campinas o setor terciário é o que mais se desenvolve atualmente. A produção industrial é a terceira maior do estado de São Paulo, em Campinas está localizado o setor metalúrgico conhecido como Vale do Silício brasileiro por concentrar uma grande quantidade de empresas de alta tecnologia.

São mais de 10 mil empresas instaladas no distrito industrial de Campinas, uma boa parte delas fazem parte do grupo das mais importantes do país.

A região também se destaca pelo comércio e serviços, existem várias lojas de grandes redes e outras lojas que fazem parte das mais dos 44 mil empreendimentos locais.

 

Empresas e mercado de trabalho

Campinas abriga algumas das maiores empresas no Brasil, como:

Campinas também é destaque na área de educação, além de possuir várias universidades particulares ela também possui um dos maiores campi universitários do pais: a UNICAMP. A universidade oferece concursos para a seleção de trabalhadores e estagiários que estão disponíveis no link http://www.dgrh.unicamp.br/processos_seletivos e no Portal do Estágio da Unicamp no link http://www.dgrh.unicamp.br/estagiarios.

Por fim também existem alguns grandes shoppings, o Shopping Campinas, Shopping Dom Pedro e Iguatemi por exemplo.

 

Mais oportunidades em Campinas SP:

1 comentário em “Oportunidades e Vagas de empregos em Campinas – SP”

Deixe um comentário