Início » Cidades e Regiões » Oportunidades e vagas de empregos em Maricá – RJ

Oportunidades e vagas de empregos em Maricá – RJ

Vagas em Maricá – RJ

No litoral do Rio de Janeiro encontra-se um município cheio de história e cultura, Maricá. Com pouco mais de 146 mil habitantes a cidade é famosa por seus carnavais de rua e belíssimas atrações naturais.

 

História de Maricá

A região recebeu seu nome das línguas tupis faladas pelos índios que a habitavam. Nos macas portugueses ela encontrava-se chamada de Maricahaa. Com a ocupação europeia ela foi dividida em sesmarias, a de Antônio de Mariz, de Manuel Teixeira e de Duarte Martins Moirão.

Os monges beneditinos instalados no Rio de Janeiro fundaram em 1635 a fazenda de São Bento. Durante essa época toda a região estava sofrendo com uma grave epidemia de malária que prejudicava sua economia e causou morte de boa parte de suaempregos em Maricá - RJ população.

Após a fundação de algumas capelas e do aumento de colonos as sesmarias foram transformadas numa freguesia chamada Santa Maria de Maricá, o nome veio de uma homenagem à rainha portuguesa.

Com a obra de uma estrada de ferro no século XIX a região ganhou a oportunidade de escoar sua produção de pesca e banana para cidades maiores como Niterói e São Gonçalo, ganhando maior destaque econômico.

No século XIX ocorreu a abolição da escravidão do país assinada pela princesa Isabel. Dessa maneira muitos fazendeiros deixaram sua área a industrialização e o uso de mão de obra imigrante foram incentivados. Em Maricá a construção civil, o comércio e o turismo foram as áreas de destaque.

Mais tarde ela tornou-se mais desenvolvida graças aos royalties provenientes do petróleo.

Alguns visitantes famosos trouxeram fama a Maricá também. O jesuíta José de Anchieta por exemplo, passou pela região e realizou milagres para os locais. O biológo Charles Darwin também honrou Maricá com sua presença além de regiões vizinhas, suas pesquisas em território brasileiro auxiliaram na composição de sua obra mais famosa “A Evolução das Espécies”.

 

Economia

Inicialmente Maricá era uma cidade basicamente agrícola e pesqueira, porém a importância dessas atividades vem perdendo força nos últimos tempos especialmente devido à degradação ambiental que fez com que a quantidade e qualidade dos peixes decaísse.

Uma de suas principais fontes de renda e empregos é o petróleo proveniente da Bacia de Santos. O valor adquirido através dos royalties do petróleo trouxeram uma boa renda extra para o governo municipal a ser investida em áreas como educação e saúde.

Outra fonte de empregos na cidade é a construção civil que recebeu muitos investimentos com a implantação da Ponte Rio Niterói. A construção de condomínios fechados emprega muita mão de obra local e também gera riquezas para o município.

 

Vagas abertas

Maricá recebe investimentos de várias grandes empresas como a estatal Petrobrás e a construtora Alphaville. Contudo o setor que atualmente oferece mais áreas é o de serviços e comércio, um dos poucos a escapar a crise do petróleo que assola a região.

Existem diversas vagas para vendedores, assistentes, professores e outros profissionais qualificados. É possível ver várias vagas para a região através do Site Nacional de Empregos no link http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-marica-rj.

A prefeitura de Maricá está repleta de oportunidades, veja: http://www.marica.rj.gov.br/trabalho/

Infojobs também tem diversas vagas, basta verificar qual está dentro do seu perfil: http://www.infojobs.com.br/empregos-em-marica,-rj.aspx

 

Outras vagas:

Deixe um comentário