Início » Cidades e Regiões » Oportunidades e vagas de empregos em Nilópolis – RJ

Oportunidades e vagas de empregos em Nilópolis – RJ

Em geral

Nilópolis é um dos 13 municípios que fazem parte da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Ele está entre os menores municípios brasileiros Seu nome é uma homenagem a Nilo Peçanha, presidente da república original de Campo dos Goytacazes que governou o país durante 1 ano, de 1909 a 1910.

Uma das coisas que ganhou fama para a cidade é a escola Beija Flor de samba, que já foi campeã 13 vezes no carnaval do Rio de Janeiro.

 

História de Nilópolis

Originalmente Nilópolis era parte de uma capitania hereditária chamada São Vicente. No lugar onde hoje é a cidade foi fundada a Fazenda São Matheus. A fazenda exercia atividades de engenho de açúcar empregando na maior parte mão de obra escrava, chegou a ser uma das mais importantes da região. A cidade surgiu quando a Capela de São Matheus, no interior da fazenda,empregos em Nilópolis RJ tornou-se matriz.

O município de Nilópolis sofreu um êxodo de sua população que foi abandonando as terras para fugir da ruína das fazendas que chegou com a abolição e para procurar novas oportunidades de emprego em cidades de maior porte. Já que o açúcar deixou de ser um negócio rentável os donos da propriedade transformaram-na em um loteamento que venderam par a criação da área urbana da cidade de Nilópolis.

 

Economia

Cidades pequenas em geral tendem a ter uma economia focada mais em serviços e comércio que em indústria, Nilópolis não foge à regra. A economia local é focada nessas áreas com exceção de algumas indústrias instaladas. Existem ao redor de 1.162 empresas instaladas no município.

Outra parte importante de Nilópolis é sua relação com o exército brasileiro, já que boa parte de seu território é ocupado pelo Campo de Instrução de Gericó.

Além disso a cidade é uma das que apresenta melhor qualidade de vida no Rio de Janeiro com um dos maiores IDHs do estado, taxa de alfabetização e uma ótima infraestrutura. A área de habitação e construção civil é bem movimentada especialmente porque a cidade é procurada para moradia, no estilo cidade dormitório.

 

Empresas e mercado de trabalho

Uma das empresas mais importantes na cidade é a Nilopolitana Cavalcanti & Cia, uma especialista em transporte rodoviário de passageiros que foi fundada em 1957. Ela emprega ao redor de 500 colaboradores e contribui para um melhor transporte na cidade. Existem algumas empresas brasileiras conhecidas atuando na cidade como a Ultragaz.

Os comércios são variados para atender às necessidades dos habitantes da cidade, são comuns serviços de frete e entregas, gastronomia, compras de roupas e alimentos e outros. Também há um balcão do Sebrae na cidade para fornecer auxílio aos empreendedores.

Quanto ao mercado de trabalho existem várias vagas em aberto em sites de emprego como o Indeed. As vagas são para cargos como atendente, recepcionista, instrutor, vendedor, panfletista e outros. É possível acessar sites como o SINE e o Indeed para conferir outras oportunidades na região.

Na Rio Vagas você pode encontrar diversas oportunidades interessantes https://www.riovagas.com.br/tag/nilopolis/.

A Catho também tem diversas vagas de emprego para serem ocupados: http://www.catho.com.br/vagas/rj/nilopolis/

 

Mais:

Deixe um comentário