Início » Centro de Empregos » PAT Americana

PAT Americana

Tanto a lavoura temporária quanto a produção de fibras são ramos muito visíveis em Americana, que também é reconhecida quando se fala de produção de cana. As indústrias de decoração, além dos comércios desse segmento, também têm muitos americanenses empregados, com a predominância ainda de estabelecimentos comerciais que são favorecidos porque a Anchieta está próxima e o deslocamento dos consumidores é mais intenso.

Os plásticos que muitas corporações do país utilizam veem também de Americana, já que ela tem um polo forte desse tipo de produto. Mais atividades nas quais os cidadãos americanenses podem trabalhar são as metalúrgicas.

 

Quais são os meios para que o PAT Americana dê os cursos?

O Governo do Estado de São Paulo proporciona ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) americanense algumas parcerias que fazem com que cursos profissionalizantes sejam disponibilizados. Os servidores costumam colocar uma lista com os nomes desses cursos, quantos cidadãos podem fazê-los e quais são as datas.PAT Americana

Se o PAT americanense não tiver nenhum espaço fornecido por esses parceiros, então as vagas poderão ser poucas, já que o órgão não tem instalações tão grandes. Porém, no caso de alguma instituição de ensino fornecer algumas salas, mais cidadãos são aceitos. Para ficar nesses cursos profissionalizantes, as pessoas precisam ter feito o seu registro no PAT.

 

Como os americanenses pedem a sua carteira de trabalho?

É necessário somente que os cidadãos agendem com o telefone e o documento não é pago. Apesar disso, existem alguns papeis que se tem de levar, como o boletim de ocorrência: quando a Carteira de Trabalho e Previdência Social é perdida ou é roubada, precisa-se fazer um e, depois, apresentar ao PAT Americana.

Deve-se mostrar ainda os documentos pessoais e o registro do PASEP ou do PIS, mas estes são pedidos apenas para as pessoas em cuja CTPS existia algum registro profissional. Eles precisarão requisitá-los com o Banco do Brasil ou então com a Caia Econômica Federal.

Uma condição é que os americanenses que querem requisitar carteira de trabalho cheguem com antecedência: é desaconselhado que eles cheguem somente no horário do agendamento. Geralmente, o PAT não precisa que o cidadão retorne para pegar a CTPS porque ela fica pronta instantaneamente.

 

Onde o PAT Americana coloca as suas oportunidades profissionais?

Um dos acessos para se saber das oportunidades americanenses é a Prefeitura dessa cidade: http://www.americana.sp.gov.br/v6/americanaV6_index.php. Se a página eletrônica não tiver uma área onde se vê determinado “PAT”, terá alguma que fale de empregos e os munícipes poderão clicar nela.

A filial do Posto de Atendimento ao Trabalhador dessa cidade mostra as suas vagas usando anúncios em papel, sendo eles preparados pelos servidores. Sugere-se ainda a plataforma Emprega Brasil, na qual se visualizam todas as admissões que estão no PAT e ainda outras. No https://empregabrasil.mte.gov.br/ também se acha seu aplicativo.

 

Localizando o PAT Americana

Funcionando entre as 8h e às 16h, ele está na Rua Anhanguera, no número 16, no Centro. O seu número telefônico é o (19) 3461-0289.

Deixe um comentário