SAA MTE

Desde 1390, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), fundado pelo presidente Getúlio Vargas, tem como finalidade auxiliar aos trabalhadores sobre seus direitos e as relações do trabalho, com administração de acordo com a legislação vigente. De início, foi chamado de Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

Este órgão apresenta ao público uma série de serviços que podem auxilia-los no aspecto trabalhista, de modo a facilitar as inúmeras transações que ocorrem nesse meio. Entre os serviços está o seguro desemprego, que é então um dos benefícios mais procurados pela população, sobretudo na atual situação do país, que passa por uma crise financeira com altos índices de desempregados.

O trabalhador tem dinheiro ao auxílio quando é dispensado sem justa causa, podendo receber até cinco parcelas do seguro, com valor equivalente ao que ganhava naquela empresa. Para isso, ele precisa seguir algumas regras, tanto na questão do recebimento quando ao direito de ter o auxílio.

site SAA MTE

 

Agendamento do seguro

Dentro do site do Ministério, há uma página conhecida como “SAA MTE”. É nesse espaço que são agendados os serviços disponíveis pela autarquia.

Isso ocorre porque muitos dos serviços são feitos online, como é o caso do seguro desemprego que, desde 2015, é tramitado de maneira virtual. De início, a empresa preenche o requerimento para o colaborador ter acesso ao benefício, e depois o restante do tramite é feito pelo próprio empregado.

O processo para agendamento é simples, tanto ao seguro como outros serviços disponíveis. Para isso, basta que o trabalhador tenha acesso a um computador conectado à internet, que ele conseguirá agendar seus serviços.

Sendo assim, o primeiro passo é acessar ao site, o que pode ser feito com por meio do link http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam, que irá redirecioná-lo ao portal.

Já no site, o usuário verá uma página com um pequeno formulário, onde deve indicar seu Estado, o município e o tipo de atendimento que seja realizar, além de um código de verificação dado pelo próprio portal a ele.

Na sequência, o trabalhador terá acesso aos locais que tem disponibilidade para atende-lo, tal como os horários.

As datas são mostradas em um calendário, com legendas em relação ao agendamento. Assim, aparecem dias já esgotados ao atendimento, dias livres e aqueles que aguardam definição, por exemplo.

Esse sistema atualiza a disponibilidade diariamente, já que as vagas são liberadas por dia, por isso se ocorrer de não haver vagas naquele horário, o usuário pode tentar um outro dia um pouco mais cedo.

As unidades trabalham em horários variados, por isso você tem a liberdade de tentar naquela que representa mais comodidade. Normalmente, a maioria das unidades trabalha em expediente padrão, mas outras atuam apenas até meio dia, por exemplo.

Desta forma, antes de escolher a data, avalie também o horário de atendimento e se terá disponibilidade para ir até lá. Nem sempre há um posto de atendimento em sua cidade, por isso o trabalhado, algumas vezes, precisa se deslocar a outros bairros ou municípios, se necessário.

Qualquer informação relativa ao agendamento, basta acessar ao site do MTE.

Deixe um comentário