Início » Serviços e Tecnologia » Trabalhar nos Correios

Trabalhar nos Correios

Introdução

Os Correios, nome mais conhecido da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, é uma empresa federal que cuida de todo o sistema de envio de todos os tipos de correspondência no Brasil.

 

História dos Correios

O Brasil ainda era uma colônia portuguesa quando a empresa pública Correios nasceu. Em 1663 foi fundado o Correio Mor do Rio de Janeiro, antiga capital da colônia. Como as cartas eram ainda o único meio de comunicação a criação de um órgão para gerenciar os serviços postais foi de grande importância para o desenvolvimento colonial. A suposta data de fundação do Correios, porém não confirmada por fatos, é atualmente comemorada como o dia do carteiro que acontece todo 25 de janeiro.

Em 1710 veio a autorização portuguesa para que se nomeassem representantes do Correio Mor para o interior brasileiro, estados trabalhar nos correioscomo São Paulo e Minas Gerais ganharam seus representantes para melhorar a comunicação nacional. A alegria durou pouco já que em 1730 a coroa proibiu novamente a representação do Correio no interior como medida para controlar melhor as informações no país. Após 1797 o Correio Mor deixa de ser administrado por brasileiro e passa a ser administrado pela coroa portuguesa.

Só em 1808 a administração do serviço de correspondências voltou para terras brasileiras com a transferência da família real para o país. Nessa época o Brasil deixa de ser colônia e torna-se sede do governo, portanto capaz de gerenciar o Correio sem ajuda.

No império de D. Pedro I as províncias passam a serem capazes de administrar suas sedes do Correio, o que levou para uma maior independência nacional. O serviço de correspondências e telégrafos eram operados por repartições distintas na época.

Em 1835 o Correios passa a realizar entregas domiciliares, cidadãos deixam de precisar ir à sede dos correios para buscar suas correspondências.

Mais de um século depois as seções de correspondências e telégrafos foram unidas, em 1969 foi criada a ECT para gerir tais serviços em território nacional. Com o passar do tempo a empresa foi adotando outros tipos de serviço de entrega como Sedex e serviços de encomenda expressa.

 

Segmento de Mercado

O Correios possui monopólio no mercado postal brasileiro. Apesar de existirem diversas empresas que realizem serviços de frete e entregas somente a ECT pode realizar a entrega de cartas, cartões postais, correspondências agrupadas e telegramas.

 

Serviços prestados

A ECT fornece dezenas de serviços de entregas e correspondência. Entre eles estão todos do pacote Sedex, de entregas expressas, telegramas e cartas. Para conferir a lista completa de serviços realizados pela empresa é possível acessar o portal da companhia.

 

Unidades

Existem agências dos Correios em todos municípios brasileiros para garantir uma maior agilidade do serviço. Alguns municípios possuem mais que uma unidade, é possível conferir qual a agência mais próxima através do portal.

 

Como se candidatar?

Para trabalhar na ECT é necessário prestar concurso público, já que trata-se de uma empresa federal. Para 2016 não existe certeza de abertura de concurso, porém é possível que vagas sejam abertas para esse ano. Quem estiver interessado pode inclusive realizar cursos preparatórios especiais para esse fim.

7 comentários em “Trabalhar nos Correios”

  1. Igor de Souza de Almeida

    Rua: marcos costa, 45 AP 104.

    Posse – Nova Iguaçu – RJ – CEP: 26020-235

    Tel.: (21) 99071-6665 / 97527-0368

    E-mail: [email protected]

    Dados Pessoais

    Data de nascimento: 11/01/1997 – Estado Civil: solteiro

    Nacionalidade: Brasileira – Naturalidade: Rio de Janeiro

    Formação Acadêmica

    Ensino Médio cursando

    Cursos

    Habilitação- B

    Experiências Profissionais

    Empresa: Markão cosméticos

    Função: Estoquista – Estagio

    Período: 12 /11/14 à 11/05/15

     

     

    Objetivo: Comprometo – me em atender á todos os requisitos que me forem exigidos, e exercer com perfeição todas as funções que me forem concedidas, contribuindo assim para o bom funcionamento da empresa.

    Responder
  2. Gostaria muito de trabalhar para essa empresa

    Dayane Marcondes Prados dos santos

    Rua: Padre Justino 582
    Jardim Novo Oriente
    casada
    Brasileira
    Data de nascimento 28/06/1987
    Tel:11985988870 ou 11930117314
    [email protected]

    Escolaridade
    Ensino médio completo

    HISTORICO PRIFISSIONAL

    Supermercado Catanduva LTDA
    Operadora de caixa
    1 ano
    Centro de formação de cond B nova Karina
    Recepcionista
    2 anos e 1 mês
    Lavanderia ltda Alta Pressão
    Passadeira
    1 ano e 8 meses

    Objetivo
    Empenhar-me em minha função, com seriedade, responsabilidade, respeito e acima de tudo caráter tenho orgulho no que faço e pretendo cada vez me aperfeiçoar para melhorar meus conhecimentos.

    Responder
  3. Idade:
    18 anos
    Possui filhos:
    Não possui filhos
    Estado Civil:
    Casado(a)
    Nacionalidade:
    Brasileira
    Documento:
    CPF (BRA) (BR) 058.278.621-50
    Endereço (Obrigatório)
    EDITAR
    País:
    Brasil
    CEP:
    78120-648
    Estado:
    Mato Grosso
    Cidade:
    Várzea Grande
    Bairro:
    Parque do Lago
    Endereço:
    Rua Paris (Lot Jd VI Rica)
    Informações de contato (Obrigatório)
    EDITAR
    E-mail:
    [email protected]
    Telefone:
    65992797421
    Celular:
    (65) 99302-6689

    Responder

Deixe um comentário