Início » Cidades e Regiões » Vagas, empregos e oportunidades em Duque de Caxias – RJ

Vagas, empregos e oportunidades em Duque de Caxias – RJ

Vagas em Duque de Caxias – RJ

Duque de Caxias possui uma história antiga que teve início quando Brás Cubas, provedor das capitanias de São Vicente e Santo Amaro, conseguiu em doações da coroa uma grande quantidade de terras. Começou assim o desenvolvimento do local com o plantio de um dos principais produtos da época: cana de açúcar.

O território que hoje é o município de Duque de Caxias na época era dividido em 4 partes: Meriti, Jacutinga, Estrela e Pilar. Todas elas eram administradas pela igreja e estavam sob domínio do povoamento de Iguaçu, que posteriormente tornou-se Nova Iguaçu. Uma das maiores importâncias da região era no transporte, por ela passavam todos os grandes produtos da colônia como o ouro de Minas Gerais e o açúcar. Quando a mineração chegou a seu fim a região permaneceu ativa graças às áreas de descanso para tropeiros e viajantes que fornecia.

A região começou a entrar em crise quando o desmatamento começou a culminar em bloqueios dos rios locais, que transbordaram e transformaram boa parte dos terrenos em mangue. A população fugiu das epidemias trazidas por mosquitos quevagas e empregos em Duque de Caxias RJ procriavam nas áreas paradas. Quando o transporte fluvial foi substituído pelo ferroviário toda sua importância desapareceu.

Só com o governo do presidente Getúlio Vargas a região começou a se desenvolver novamente graças à obras de saneamento implantadas pelo presidente. A ferrovia conseguiu alcançar o local na época ligando-o à modernidade e desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Quando a rodovia chegou ao município ele tornou-se atrativo para industriais e empresários por estar muito perto do Rio de Janeiro. Em 1940 o município estava forte mais uma vez e criou-se uma comissão de emancipação, que apesar de não conseguir transforma-lo num município independente conseguiu transforma-lo no Distrito de Caxias. 3 anos depois tornou-se cidade emancipada ganhando o novo nome de Duque de Caxias.

 

Economia

Como uma cidade recente Duque de Caxias cresceu bastante nos últimos anos. Um dos destaques de sua economia é o setor energético, ele abriga uma refinaria da empresa estatal Petrobrás, um polo químico e uma usina termelétrica também da Petrobrás.

Sua indústria é um segmento que cresce anualmente, tendo destaque para as áreas químicas, têxteis, metalúrgicas, petroquímicas, de plásticos e mobiliário.

Empresas de todos os portes andam sendo atraídas para a cidade graças à sua localização estratégica para a logística, Duque de Caxias está próximo a diversas grandes estradas brasileiras e também o aeroporto Tom Jobin.

 

Grandes empresas e mercado de trabalho

Grandes redes migraram para o município graças à sua prosperidade e vantagens, entre elas estão O Globo, Carrefour, Petrobrás, Sadia, Shell, Texaco, IBF e Esso. Seu centro parque industrial é o maior do Estado do Rio de Janeiro.

Quanto a empregos Duque de Caxias não deixa a desejar, é a segunda cidade com mais empregados no estado e terceira com mais estabelecimentos.

Como é uma cidade industrial a maior parte das vagas oferecidas são para profissionais especializados como químicos, analistas, profissionais de TI, operadores, mecânicos e afins. É possível acessar diversas dessas vagas através do site Rio Vagas no link https://www.riovagas.com.br/tag/duque-de-caxias/.

Deixe um comentário