Início » Cidades e Regiões » Vagas, empregos e oportunidades em Macaé – RJ

Vagas, empregos e oportunidades em Macaé – RJ

Vagas em Macaé – RJ

A 180km da capital do Rio de Janeiro está localizado o município de Macaé. Com sua população de 234.628 habitantes o local é conhecido como a “capital nacional do petróleo” graças às ações da petrolífera Petrobrás em seu território.

 

Sobre Macaé

O povoado foi fundado no início do século XVII quando Portugal era governado pela coroa espanhola. O litoral brasileiro era muito sujeito à invasões de piratas e corsários, especialmente franceses e britânicos, e para prevenir-se desse tipo de mal a coroa ordenou a colonização de partes da costa. A cidade nasceu com o nome de Macahé e era uma aldeia feita somente por índios catequizados.

Na época a economia local era movia por um grande engenho de açúcar entre o povoado e o morro de Sant’Ana. Seus principais produtos eram açúcar e farinha de mandioca além de madeira para utilização na construção de navios.vagas de empregos em Macaé RJ

Em 1813 o povoado, já chamado de Vila Macaé, recebeu o status de município. Na mesma época iniciou-se a construção de um novo canal nas redondezas, o Canal Campoes-Macaé, que deveria ajudar a escoar a produção açucareira da qual o porto de São João da Barra já não conseguia dar conta.

Outro investimento em transportes trouxe ainda mais vida a Macaé, a fundação da Cia. Estrada de Ferro Macaé-Campos.

Só em 1974 petróleo foi descoberto nos territórios do município, atraindo a estatal Petrobrás para a região. Essa descoberta tirou o município de sua fase de economia basicamente rural e também fez com que um grande fluxo migratório inflasse a população da cidade. Graças à demanda por mão de obra extremamente especializada criada pelo petróleo Macaé recebeu dezenas de profissionais com salários altos que ajudaram a subir a qualidade de vida do município.

Porém o aumento da população trouxe problemas: pessoas que migraram para Macaé em busca de emprego e não o encontraram terminaram aumentando os complexos de baixa renda e favelas, que hoje tornaram-se um grave problema municipal.

 

Economia

Macaé é um município muito dependente do petróleo e das ações da Petrobrás. A sede de operações na Bacia do Campo é localizada no município e atraiu mais de 4 mil empresas desde sua fundação na década de 1970.

De acordo com seu IDH (índice de desenvolvimento humano) Macaé foi eleita pela Gazeta Mercantil a cidade mais dinâmica do Rio de Janeiro. Ela também sedia a Brasil Offshore, convenção que reúne empresas nacionais e multinacionais do setor energético e de petróleo.

 

Empresas e vagas

Macaé possui uma sede da estatal Petrobrás que, apesar de estar em crise atualmente, ainda gera empregos localmente. Outras empresas relacionadas ao Petróleo também atuam na área como a Asper Petróleo, companhia de distribuição e venda de derivados de petróleo, e a American Drilling do Brasil, que atua com serviços de perfuração e sondagem e poços. A Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga é outra empresa de grande porte presente em Macaé.

Na região existem diversas vagas para profissionais qualificados do setor industrial como operadores, auxiliares e vendedores. É possível ver uma relação completa das vagas em aberto através do link: http://www.indeed.com.br/empregos-em-Maca%C3%A9,-RJ

 

Mais sites:

Deixe um comentário