Início » Serviços e Tecnologia » Dicas para conseguir um emprego na crise

Dicas para conseguir um emprego na crise

Saiba o que pode te ajudar para ter mais chances no mercado

O Brasil passa por uma crise de proporções gigantescas, visto que nunca houve uma taxa tão alta de desemprego no país. São mais de 14 milhões de brasileiros sem uma ocupação. Com isso, um número cada vez maior de profissionais busca por retorno ao mercado de trabalho, o que torna mais difícil conseguir uma oportunidade. Além disso, o mercado tem oferecido poucas vagas, assim tornando a concorrência mais ampla.

Dicas para ter mais destaque no mercado de trabalho, mesmo não havendo uma crise, são sempre bem-vindas. Elas podem fazer total diferença durante uma entrevista, por exemplo, e também a muitos outros fatores que englobam um processo de seleção. Na situação que o mercado se encontra atualmente, encontrar um emprego exige um pouco de estratégia do trabalhador. Não adianta apenas espalhar currículos entre as empresas, pois isso não aumenta as chances de ser contratado. Assim, é hora de avaliar a situação e aplicar algumas medidas estratégicas. Por isso, trouxemos neste artigo algumas dicas do que fazer para conseguir uma ocupação em meio à crise. Acompanhe:

 

Atualize o currículo

É comum que os profissionais deixem de atualizar o documento, muitas vezes por ter esquecido desse ponto. No caso, ele passa a enviar um currículo com informações antigas para os processos deDicas para conseguir um emprego na crise seleção, o que pode prejudicar as chances de conseguir aquela vaga.

O ideal é manter sempre esse documento atualizado, mesmo quando não houver necessidade de usá-lo. Em tempos de crise, isso se torna ainda mais necessário, porque ajuda a destacar o candidato dos demais.

 

Não atire para todo lado

Como mencionamos lá no início do artigo, mandar currículo a todos os processos de seleção não aumentam as chances de ser contratado, mesmo havendo uma necessidade de se recolocar rapidamente no mercado.

É algo constatado que quem se candidata a todas as vagas tem poucas chances de ser chamado, pelo simples fato de ter outros que atendam ao que a empresa procura. Sempre avalie a oportunidade e se ela se enquadra em seu perfil, se você atende aos requisitos, porque assim terá mais chances no pareô.

 

Busque por empresas que se identifica

É uma opção válida para quem está sem trabalhar, isso porque a empresa terá uma cultura e valores próximos do que o candidato pratica. Para as corporações também preferem por profissionais que compartilhem as mesmas ideias.

Vale pesquisar mais sobre a empresa e avaliar se ela realmente está dentro do que você, como candidato, busca em um local para trabalhar.

 

Se atualize

Esse é o momento mais oportuno para o candidato se manter atualizado, aproveitando recursos como a internet, por exemplo, cursos gratuitos e muito mais. Isso vai ajudar a alavancar um pouco de seu conhecimento, sem a necessidade de gastar para aprender mais.

O currículo acaba ganhando mais conteúdo e relevância em relação a outros candidatos. Como as áreas tem mudado muito rápido, sobretudo pelo uso das tecnologias e da internet, essa atualização se tornou algo crucial para os dias de hoje.

Deixe um comentário