Início » Cidades e Regiões » Vagas de empregos e oportunidades em Itaboraí – RJ

Vagas de empregos e oportunidades em Itaboraí – RJ

Vagas em Itaboraí – RJ

Itaboraí é uma grande cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Seu nome tem origem tupi e pode ter dois significados: rio da pedra bonita ou rio da pedra brilhante.

 

História de Itaboraí

Os habitantes originais da região que hoje é Itaboraí era os índios tamoios. Quando os portugueses vieram ao Brasil pelas primeiras vezes trouxeram junto de si diversas missões jesuítas, que tinham como objetivo catequizar e converter os nativos, tornando-os seguidores do catolicismo.

Para alcançar esse objetivo os jesuítas organizavam os nativos em aldeamento jesuítas, um deles foi fundado na região de Itaboraíempregos em Itaboraí - RJ e chamava-se São Barnabé. Essa foi o primeiro povoamento europeu na área.

Nessa região os portugueses também começaram a implantação de engenhos de açúcar onde era produzido o principal produto exportado na época, cana de açúcar. Como trabalhadores nesses engenhos eram utilizados escravos índios e negros vindos de regiões africanas.

No início o único marco de civilização presentes no local eram as capelas que foram fundadas em 1612 e 1672. Em 1696 mais uma inauguração aconteceu, da Freguesia São João Batista que em 1697 deu início à vila Santo Antônio de Sá.

Os jesuítas foram expulsos de seu aldeamento em 1759, passando São Barnabé para a mão dos colonizadores portugueses. Nessa época a freguesia de São João Batista de Itaboraí era a mais importante de sua vila e também um dos maiores centros agrícolas.

Porém o desenvolvimento teve uma recaída com uma epidemia de malária que atingiu a freguesia em 1829. 4 anos mais tarde São João Batista de Itaboraí conseguiu ser reconhecida como vila e teve sua primeira câmara dos vereadores.

A partir de 1850 várias rodovias de importância estadual foram inauguradas próximas a Itaboraí dando uma importância logística à vila.

A região entrou em crise conforme novas rodovias e estradas de ferro eram inauguradas diminuindo o caminho das mercadorias e fazendo com que elas não precisassem passar mais por Itaboraí. Após a libertação dos escravos muitos fazendeiros foram à falência piorando ainda mais sua situação econômica.

 

Economia

O município de Itaboraí possui grandes investimentos em várias áreas, as mais importantes são: comércio, serviços, indústria, extrativismo mineral, pecuária, apicultura, agricultura familiar, fruticultura e indústria de cerâmica.

Atualmente a cidade vive crise devido a problemas na maior empresa da região, a Comperj que realizou diversas demissões durante o ano de 2015.

 

Empresas e comércio

Um dos maiores e mais importantes empreendimentos localizados em Itaboraí é o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. O complexo é focado no refino de petróleo e seus derivados.

Quanto ao comércio essa área também é bem lucrativa. Além das dezenas de lojas localizadas pela cidade também existe um shopping center, o Itaboraí Plaza que conta com 150 lojas e várias opções de entretenimento como cinema.

 

Empregos

Apesar da crise que atingiu a região devido aos escândalos envolvendo a estatal Petrobrás Itaboraí ainda oferece muitas oportunidades profissionais.

As vagas são para profissionais qualificados de todos os setores, inclusive para trabalhar na Comperj que deve abrir concurso público para 2016.

É possível visualizar algumas vagas no site http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-itaborai-rj.

O Infojobs está cheio de vagas de emprego, confira: http://www.infojobs.com.br/empregos-em-itaborai,-rj.aspx

A RioVagas está repleta de oportunidade basta ver as que se encaixam em seu perfil: https://www.riovagas.com.br/search/itaborai

 

Mais oportunidades:

Deixe um comentário