Início » Serviços e Tecnologia » Como ser um Policial Civil

Como ser um Policial Civil

Conheça mais sobre a Polícia Civil e saiba como trabalhar nessa corporação

A história da Polícia Civil no Brasil teve início quase junto ao descobrimento do país, ainda no Brasil-Colônia, em 1503, quando um grupo de homens, escolhidos entre a população civil, foi designado para fazer a segurança da colônia portuguesa.

No início, as atividades jurídicas e policiais não tinham uma divisão muito delimitada. Assim, em 1871, foi instituído, por Decreto Imperial, o inquérito policial.

Apenas em 1992, com a implementação da Lei n.º 3052, que foi criada a Polícia de carreira. Já a Emenda Constitucional n.º 03 de 1971 determinou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criou o Conselho da Polícia Civil e fixou o que atrabalhar na Policia Civil ocupação do cargo de Delegado de Polícia deveria ser por um bacharel em Direito, aprovado em concurso público.

O primeiro Estatuto da Polícia Civil foi promulgado pela Lei Complementar n.º 03 de 1974, prevendo a organização da Polícia Civil. Contudo, o decreto n.º 4.884, de 24 de abril de 1978 regulamentou a estrutura da Polícia Civil.

A Lei Complementar n.º 14 de 1982 – Segundo Estatuto da Polícia Civil – muda a denominação do órgão para Departamento da Polícia Civil, com a mesma subordinação, tendo como titular, o Delegado Geral, cargo a ser exercido obrigatoriamente por um Bacharel em Direito, preferencialmente ocupante do cargo de Delegado de Polícia, da classe mais alta.

De acordo com a Constituição de 1988, a Polícia Civil exerce função de polícia judiciária. A Polícia Civil deve subordinação aos governadores dos estados.

 

Como se tornar um policial civil

Para fazer parte da Polícia Civil é preciso ser brasileiro, ter idade entre 21 e 45 anos, ter ensino superior, não ter nenhum tipo de infração penal, não possuir antecedentes criminais, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter boa saúde física e mental, que passara por uma avaliação. A Polícia Civil disponibiliza os seguintes cargos:

  • Delegado;
  • Investigador;
  • Escrivão;
  • Médico Legista;
  • Perito Criminal;
  • Perito Papiloscopista (encarregado em identificar impressões digitais em cenas de crimes).

Entre as funções do policial civil estão:

  • Cumprir mandatos de prisão;
  • Realizar mandatos de busca domiciliar e apreensão de materiais, instrumentos e produtos de infração penal;
  • Requisitar perícias e exames que possam complementar o inquérito;
  • Zelar pela segurança e ordem pública;
  • Organizar e executar as tarefas de identificação civil e criminal;
  • Colaborar com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e com as demais autoridades constituídas;
  • Promover a proteção do bem-estar da comunidade e dos direitos dos cidadãos.

Sabendo dos cargos e algumas atribuições do policial civil, caso você queira fazer parte da corporação a única maneira, por ser uma instituição pública, é a partir de concurso público.

Por ter vários benefícios trabalhistas e bom salário, o concurso para Polícia Civil é bastante concorrido e exige muita preparação. Além da prova teórica, o pleito conta com testes físicos e psicológicos.

Fique atendo a divulgação de editais de concursos públicos da Polícia Civil para o seu estado.

Deixe um comentário