Início » Aprendiz e estágios » ESPRO Brasília: vagas para jovem aprendiz, estágio e trainee

ESPRO Brasília: vagas para jovem aprendiz, estágio e trainee

A filial da ESPRO (Ensino Social Profissionalizante) em Brasília funciona desde 2008, situada na zona sul da cidade. Com isso, ela consegue atender cerca de 260 jovens todos os anos, através de seus programas para ingresso do jovem no mercado de trabalho.

Além da unidade no Distrito Federal, a organização ainda mantém os polos regionais no Estado de Goiás, especificamente nas cidades de Anápolis e Goiânia, além da capital mato-grossense, Cuiabá.

Embora tenha chegado a Brasília em 2008, a ESPRO já atua no país desde 1979, criada por intermédio de uma iniciativa da associação Rotary Club. A ideia é de atender a jovens do país em situação de vulnerabilidade, de modo a capacitá-los para o mercado de trabalho.

 

Programas da ESPRO

A organização trabalha com foco na integração do jovem ao mercado de trabalho, sobretudo ao primeiro emprego. Com isso, ela mantém dois programas para facilitar esse ingresso.

O programa de formação profissional ao mundo do trabalho é voltado a preparação do jovem, onde ele capacita esses jovens profissionalmente. Os cursos têm carga horária de 200 horas para jovens com até 17 anos, e de 100 a partir dos 18 anos de idade.

Ambos focam em apresentar a esse público as rotinas administrativas e organizacionais de uma empresa, assim como outros assuntos relacionados ao trabalho. Há material didático de apoio e tudo que o aluno precisa para a preparação.

O programa de formação é completamente gratuito, visto que a ideia é atender a jovens de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social. Em Brasília, a filial consegue atender a uma média de 260 jovens por ano, atuando ainda em polos regionais dos Estados de Goiás e Mato Grosso.

Já o programa de Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, que prevê por intermédio da Lei do Aprendiz a destinação de vagas para jovens entre 14 a 24 anos, dependendo das necessidades da empresa.

A ESPRO entra como uma facilitadora ao programa, destinando os jovens para o ingresso nas empresas. Em 2010, por exemplo, foram capacitados mais de seis mil jovens, onde 80% saíram do curso já empregados como jovens aprendizes.

Assim como o programa de formação, as vagas de jovem aprendiz são destinadas sem nenhum custo aos interessados, já que a ideia da ESPRO é encaminhar esses jovens para o mercado de trabalho e por isso não cobra nada para a disponibilização dessas informações.

 

Vagas de estágio e aprendiz em Brasília (DF)

 

Como participar

Os jovens ingressão aos programas da ESPRO mediante a cadastro, que pode ser feito pessoalmente em uma das unidades ou pela internet.

Quem preferir se cadastrar na unidade precisa levar alguns documentos. No caso, é necessário o RG e CPF, carteira de trabalho caso já tenha, título de eleitor e certificado de reservista, para jovens com mais de 18 anos.

Também é preciso uma declaração de escolaridade com número da matrícula, uma foto em tamanho 3×4, e o comprovante de benefício de transferência de renda, que pode ser do bolsa família, por exemplo.

Na internet, os interessados precisam acessar ao site https://fmt.espro.org.br/login e preencher um formulário para cadastro.

Deixe um comentário