Início » Fora do Brasil » Como trabalhar em Nova York?

Como trabalhar em Nova York?

Cada vez mais brasileiros tem migrado para outros países em busca de trabalho, sobretudo pela crise que o Brasil tem passado nos últimos anos. Assim, um dos destinos mais buscado é Nova Iorque. Embora o local seja um pouco restritivo e burocrático com a entrada de estrangeiros, oferece centenas de vagas de emprego para eles e os brasileiros são cobiçados. Trabalhar em Nova Iorque não é um processo fácil e, assim como muitos procedimentos para entrada nos Estados Unidos, é bastante burocrático, levando uma média de seis meses para ser concluído.

 

Como funciona

O recrutamento exige dinheiro. Nos EUA é comum o preenchimento de formulários administrativos, que qualquer empresa pode pedir, e são eles que encarecem o processo. Em média, as empresas podem ter gastos entre três a cinco mil dólares, incluindo custas judiciais que o procedimento requer.

Depois de contratar, a organização tem outra questão a ser resolvida: o visto. Para se manter trabalhando em Nova Iorque ou em qualquer outro Estado nos EUA, é necessário que o trabalhador consiga um visto de trabalho. Algumas empresas contratam e se interessam em ajudar no processo para a retida do visto, mas não são todas. A grande maioria não está disposta a fazer isso.

Nova Iorque

 

Onde procurar

Nos EUA o networking é algo muito mais importante do que para nós brasileiros, que estamos aprendendo a lidar mais com essa técnica. Se hoje o termo é popular em nosso país, lá é algo praticado há muitas e muitas décadas.

Assim, a indicação vale bastante para os americanos e quanto mais pessoas você conhecer em Nova Iorque, melhor e mais fácil para conseguir uma colocação no Estado, inclusive em boas empresas.

Para se ter noção da necessidade de ter um networking em solo americano, para eles há uma frase popular que exemplifica bastante isso: não é o que você sabe, mas quem você conhece.

Caso não tenha contato com ninguém de lá, incluindo brasileiros, a outra forma de encontrar emprego é nos sites de busca. Não estou falando do Google, mas sim dos portais de emprego como os que funcionam aqui no Brasil.

Eles ofertam vagas e inscrevem o candidato em processos de seleção, mas não pense que é fácil. Os americanos são bastante rigorosos.

Vagas abertas:

O que pôr no currículo

Embora necessário, não é tão importante, visto que como já mencionado, eles prezam bastante por indicações. Assim, o currículo sempre deve ser acompanhado de uma carta pessoal e de apresentação, dê preferência escrita por um empregador.

O currículo não deve conter algumas informações como religião, sexo, raça e estado civil, por haver uma obrigação legal nos Estados Unidos de não discriminar os candidatos. A não ser que sejam relevantes a vaga, não inclua essas informações.

De resto, o documento pode ser montado como é feito por aqui, com informações de contato, formação acadêmica e experiências.

Já a carta é destinada a empresa, onde você deve relatar a ela porque deve ser contratado. É por esse documento que a empresa tem a primeira impressão dos candidatos e não do currículo.

Deixe um comentário