Início » Fora do Brasil » Como trabalhar na Suécia

Como trabalhar na Suécia

A Suécia é um verdadeiro sonho para milhares de brasileiros e, por isso, acaba também se tornando uma verdadeira oportunidade de trabalho na Europa. No país, além de um trabalho com leis organizadas e que valorizam o empregado, os brasileiros encontram também uma excelente qualidade de vida, salários altos e diversas possibilidades de crescimento tanto na Suécia quanto nos demais países da União Europeia. Conheça um pouco mais sobre o mercado de trabalho e como trabalhar na Suécia.

 

Como conseguir um visto de trabalho?

Para trabalhar na Suécia ou em qualquer país da União Europeia, é preciso obter uma permissão de trabalho. Existem vários tipos de permissão de trabalho, de acordo com o tipo de atividade e limitação de tempo e, por isso, a solicitação deve ser realizada no site do serviço de Imigração da Suécia, no seguinte endereço: http://www.migrationsverket.se/info/Arbeta_en.html. Esse requerimento é necessário para tipos de trabalho que ultrapassem três meses no país. O formulário pode ser preenchido online e encaminhado para o próprio departamento de Imigração.

 

Desafios de trabalhar na Suécia

É possível listar uma série de benefícios que se encontra ao trabalhar na Suécia, que vão desde as condições valorizadas de emprego até uma excelente qualidade de vida. Porem, há também algunscomo trabalhar na suécia desafios a serem superados. O primeiro é o do idioma. Para se trabalhar na Suécia, é preciso necessariamente saber falar inglês. A maioria das vagas de emprego para graduados requerem fluência (proficiência Toefl) em inglês e, mesmo as que não requerem, exigem isso na convivência.

Outra grande barreira encontrada no início é a das diferenças culturais. Os suecos são mais reservados e fechados que os brasileiros e tendem a ser mais formais e “certinhos”. Por isso, é comum que brasileiros sintam que eles são frios ou indiferentes. Na verdade, é apenas uma diferença cultural que precisará de uma adaptação e não significa que eles estejam sendo indiferentes.

Após uma adaptação, a comunidade sueca acolhe muito bem os estrangeiros, inclusive brasileiros, fazendo com que eles se sintam de fato parte da população. Atualmente há cerca de 8.000 brasileiros morando na Suécia e a grande maioria deles se sente satisfeito, já fala (ou estuda) o idioma sueco e não desejam voltar a morar no Brasil, então, parece que cada desafio, com muita força e paciência, pode valer a pena! Vagas na Suécia: https://www.indeed.com/jobs?q=&l=Sweden

 

Vagas de trabalho na Suécia

As principais vagas de trabalho ofertadas na Suécia são ligadas às áreas de pesquisa, ensino, engenharia e Tecnologia da Informação. Aos profissionais que não possuem curso superior e especialização, na Suécia é possível encontrar também vagas genéricas, em setores de vendas, atendimento e na construção.

As maiores oportunidades, porém, estão aos estudantes em término de curso e recém-formados. Muitas grandes empresas da Suécia oferecem vagas de emprego para estágio ou programas de Trainee no país, recrutando esses jovens a trabalhar em suas companhias. Muitas dessas empresas realizam, inclusive, a seleção à distância, com muito mais conforto, por isso, é sempre bom estar atento aos sites de busca de empregos no país para as vagas e candidaturas disponíveis!

Deixe um comentário