Início » Fora do Brasil » Como trabalhar no Qatar

Como trabalhar no Qatar

Nos últimos anos, tem-se observado no Brasil, uma grande onda de migração da população, isto é, de brasileiros buscando oportunidades de trabalho e mudanças de vida no exterior. Dentre as diversas razões que podem explicar esse fenômeno, as sucessivas crises econômicas e políticas que o país vem sofrendo tem tornado a vida por aqui cada vez mais difícil e desgastante.

E, dentro desse desejo de encontrar novos horizontes, o Oriente Médio está entre as regiões mais procuradas pelos brasileiros, por oferecer, em muitos países, uma excelente infraestrutura, governo organizado e, principalmente, os melhores salários.

 

Por que trabalhar no Qatar?

O Qatar é um dos países mais buscados pelos brasileiros que visam novas oportunidades de emprego. Em um sistema de governo totalmente organizado e totalmente livre de impostos, o Qatar ainda possui a segunda maior renda per capita do mundo, sendo um país novo, próspero, em constante expansão e, principalmente, muito promissor.

Atualmente, o Qatar ainda experimenta uma nova fase de superexpansão, que são os preparativos para sediar a Copa do Mundo de 2022, preparando-se em infraestrutura e tecnologia para receber milhões de turistas de todo o mundo e, para isso, o Qatar oferece uma bomba de novas oportunidades de empregos em diversas áreas.

como trabalhar no Qatar

 

Quais são as principais vagas no Qatar?

O grande problema do emprego no Qatar é que o país recebeu uma imensa quantidade de investimento estrangeiro e, ao mesmo tempo, não possui profissionais qualificados para manter as tecnologias e projetos de expansão para a região. Como resultado, o país oferece muitas oportunidades para estrangeiros o tempo inteiro.

Das principais áreas deficientes de profissionais qualificados no Qatar está a área de saúde. Atualmente o país precisa de 150 médicos por ano e mais diversos profissionais especializados (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, etc) para atender às suas necessidades. Até 2022, o Qatar pretende também se tornar um centro esportivo referencial para o Oriente Médio e, por isso, há também uma imensa demanda de profissionais ligados à área, principalmente ao futebol e aos esportes olímpicos (o Qatar pretende sediar as Olimpíadas de 2025).

A Construção Civil, Engenharia e empregos ligados à petróleo e gás são outras áreas que sempre possuem altas demandas na região, sendo os grandes carros chefes. Nos últimos anos, porém, tem crescido exponencialmente a oferta de empregos em hotéis de luxo e companhias aéreas, como a Qatar Airways, a Tam e Gol.

 

Como são as leis trabalhistas no Qatar?

Para trabalhar no Qatar, é preciso, porém, ter bastante cuidado. Todos os contratos são redigidos em árabe, mesmo em estabelecimentos onde se fala inglês e, por isso, se o profissional não dominar o idioma, é aconselhável que esteja sempre fazendo traduções juramentadas registradas em cartório dos documentos a fim de não assinar contratos com cláusulas sem o seu conhecimento.

Mesmo com um salário integral, livre de impostos, o Qatar possui um custo de vida alto, pois praticamente todos os produtos no país são importados. A cada dois anos, os estrangeiros possuem direito de ir ao seu país de origem, porém, normalmente as empresas cedem esse direito anualmente. Verifique como funciona a política no momento da contratação e se planeje, pois, as passagens possuem um custo alto.

3 comentários em “Como trabalhar no Qatar”

Deixe um comentário