Início » Aprendiz e estágios » Jovem Aprendiz Inscrição

Jovem Aprendiz Inscrição

Oportunidades e cadastro de Jovem Aprendiz

O Brasil é um dos países com a legislação mais vasta a respeito de trabalhos realizados por menores. A Constituição Federal prevê que nenhum jovem com menos de 16 pode trabalhar, exceto se o fizer como menor aprendiz, a partir dos 14 anos. O respeito aos jovens que entram no mercado de trabalho é uma característica marcante de nossa legislação. A partir do ano 2000, com a publicação da lei 10.097/2000, que regulamentou o tema, passou ser permitido que empresas firmassem contratos de aprendizagem com jovens estudantes. Com esse contrato, a empresa contratante se compromete a oferecer formação técnico-profissional aos jovens, auxiliando-os e ajudando no seu desenvolvimento psicológico e físico dos jovens.

O empresariado brasileiro é obrigado por lei a contratar entre 5% e 15% dos empregados por meio dos programas de aprendizagem. O governo investe nos programas para jovens aprendizes porque essa é uma forma de ajudar o jovem a desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Para as empresas a contratação é vantajosa porque há diminuição de gastos com impostos e verbas trabalhistas. Para os jovens a contratação é vantajosa porque o menor contratado dessa maneira tem vários benefícios, como por exemplo a carga horária reduzida, de no máximo 6 horas de trabalho por dia.

 

Das vagas  para trabalhar como jovem aprendiz

Com a obrigatoriedade de empresas privadas contratarem jovens aprendizes, e com a grande quantidades de benefíciosinscrições jovem aprendiz decorrentes dessa contratação, o número de inscrições para trabalhar como aprendiz tem crescido cada vez mais. Muitas empresas realizam processos seletivos para escolher aqueles jovens que tenham o perfil mais alinhado com o das empresas.

São várias as opções para quem deseja atuar como aprendiz, sendo que a maioria das vagas costuma surgir nas áreas de administração, indústria, tecnologia da informação e serviços em geral. A opção pela contratação de jovens é uma opção para trazer um novo topo de raciocínio para as empresas.

 

Como encontrar e se inscrever para vagas de Jovem Aprendiz

Há diversos sites na internet que tem como função disponibilizar vagas de emprego para as mais diversas empresas. Estes sites também atuam na disponibilização de vagas de estágio e para jovens aprendizes. Assim, os interessados na área pode procurar qualquer um deles e buscar as vagas existentes para sua área de atuação.

Um dos mais conhecidos é o site http://www.indeed.com.br/empregos?q=aprendiz&l=, que conta com grande quantidade de oportunidades. O https://www.vagas.com.br/vagas-de-aprendiz? também possui um cadastro com várias e oportunidades, assim como o http://www.sine.com.br/vagas-empregos/aprendiz. Em todos eles é possível realizar pesquisas por cidade e por área de atuação.

 

CIEE

Outra grande oportunidade que surge para aqueles que desejam trabalhar como aprendizes é o Centro de Integração Empresa Escola. O CIEE é uma instituição sem fins lucrativos, cuja fundação, realizada por empresários e educadores, tinha como função promover a integração entre jovens estudantes e empresas. No site da instituição, no endereço http://www.ciee.org.br/ é possível realizar um cadastro prévio e verificar todas as vagas existentes. O CIEE possui contato com diversas empresas e órgãos públicos, oferecendo vagas para todos eles.

2 comentários em “Jovem Aprendiz Inscrição”

Deixe um comentário